Na manhã desta quarta-feira, 22, a coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil de Petrolina – CAPSi, Poliana Cruz, participou de Capacitação em Saúde Rede de Atenção Psicossocial: Política e a Clínica Infanto-Juvenil por teleconferência com Valdiza Soares, referência para a saúde mental Infanto- Juvenil pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). O curso é ofertado pelo Estado e acontece mensalmente com o intuito de fortalecer a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).
A coordenadora ressalta que a troca de experiências oportuniza novas perspectivas para RAPS. “Essa troca com outros serviços do Estado em relação à prestação de atenção em saúde mental para crianças e adolescentes traz novas perspectivas sobre o cuidado prestado, bem como sobre nosso posicionamento na construção da rede”, disse Poliana.
Atualmente, o CAPSi atende uma média de 150 usuários com demandas de transtorno mental e/ou uso de substâncias psicoativas. A unidade trabalha com menores até 18 anos com a assistência voltada para um projeto terapêutico pautado na necessidade do usuário.
Além do CAPSi, Petrolina conta mais dois Centros de Atenção Psicossocial, o CAPS II que atende a todos os maiores de 18 anos que têm algum transtorno de causa natural e o CAPS ad para os sofrem com a dependência psicoativa do álcool e/ou outras drogas. “Vamos ampliar nossa rede com a implantação do CAPS 24h que tem o objetivo de prestar uma assistência contínua para esses usuários em qualquer horário”, acrescenta a gestora da pasta Lucia Giesta.
Fonte: ASCOM SMS