Com o objetivo de discutir mecanismos de conservação para a Área de Proteção Ambiental (APA) Lago de Sobradinho, a coordenadora de projetos, Ítala Damasceno e o diretor de projetos do Consórcio Sustentável do Território do Sertão do São Francisco (CONSTESF), Frank Chaves, participaram, nesta sexta-feira (24), de um encontro promovido pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF) e pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), em Sobradinho.
Entre os temas debatidos surgiu a preocupação com a poluição e degradação produzida pela prática agrícola e agropecuária, bem como a fomentação turística ecológica em alguns pontos da área, a conservação e recuperação de espécies de fauna e flora nativas.
A Área de Proteção Ambiental (APA) Lago de Sobradinho compreende cinco municípios do território do São Francisco, sendo Casa Nova, Sento Sé, Sobradinho, Pilão Arcado e Remanso. Durante o evento, foram levantadas sugestões sobre zoneamento e programas de gestão da APA, no que diz respeito ao uso dos recursos naturais da área de proteção que fazem parte do território desses municípios.
Para o diretor de projetos do CONSTESF, Frank Chaves, o debate trouxe uma oportunidade de reforçar um dos objetivos do consórcio, que é a preocupação com o meio ambiente do território. “Participar de um debate como esse é de extrema relevância, já que podemos contribuir e colher informações para que continuemos cumprindo o nosso papel que é o de desenvolver sustentavelmente os municípios consorciados ao CONSTESF, como esses que fazem parte da APA Lago de Sobradinho”, salientou.
De acordo com a coordenadora de Planejamento de Unidades de Conservação do INEMA , Ana Carla Rocha, as propostas levantadas a partir do debate serão discutidas no âmbito do governo para compor o plano de manejo da APA Lago de Sobradinho.
Fonte: ASCOM COSTESF