Subiu para 304 o número de mortes causadas pelo novo coronavírus na China. O balanço mais recente, divulgado neste sábado (1º) pela TV estatal chinesa, indica também que já são 14.380 pessoas infectadas no país.
Foram confirmadas 45 novas mortes e 1.921 casos da doença respiratória causada pelo vírus na província de Hubei, onde começou a epidemia.
A cidade de Wuhan, epicentro do surto, foi isolada pelas autoridades para tentar evitar novos contágios. Voos e viagens de trens estão suspensos.
Além da China, mais de 20 países registraram casos da doença.
No Brasil, só suspeitas
Por aqui, o Ministério da Saúde informou ontem (1) que há 16 casos suspeitos. Nenhum foi confirmado. Os pacientes são de Ceará (1), São Paulo (8), Paraná (1), Santa Catarina (2) e Rio Grande do Sul (4).
Emergência de saúde pública
Na quinta (30), a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que os casos do coronavírus são uma emergência de saúde pública de interesse internacional. Com isso, uma ação coordenada de combate à doença deverá ser traçada entre diferentes autoridades e governos.
“Devemos lembrar que são pessoas, não números. Mais importante do que a declaração de uma emergência de saúde pública são as recomendações do comitê para impedir a propagação do vírus”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.
Tribuna da Bahia