As mudanças propostas pelo Governo Federal têm sido alvo de polêmica. A reforma do ensino médio é uma mudança na estrutura do sistema atual do ensino médio. De acordo com o governo, trata-se de um instrumento fundamental para a melhoria da educação no país, que propõe a flexibilização da grade curricular.
O novo modelo permitirá que o estudante escolha a área de conhecimento para aprofundar seus estudos. A nova estrutura terá uma parte comum e obrigatória a todas as escolas (Base Nacional Comum Curricular) e outra parte flexível. Com isso, o ensino médio aproximará ainda mais a escola da realidade dos estudantes à luz das novas demandas profissionais do mercado de trabalho. E, sobretudo, permitirá que cada um siga o caminho de suas vocações e sonhos, seja para seguir os estudos no nível superior, seja para entrar no mundo do trabalho.
O Governos do Estado da Bahia definiu que 100 escolas serão “pilotos” nesse processo de mudança, dente elas, as 14 Escolas da REDE CPM. Diante do cuidado com a programação de professores e tendo que observar o que preceitua as Novas arquiteturas para o Ensino Médio foram realizadas algumas alterações na matriz curricular. Respeitando, evidentemente, o modelo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC): “Art. 36. O currículo do ensino médio será composto pela Base Nacional Comum Curricular e por itinerários formativos específicos, a serem definidos pelos sistemas de ensino, com ênfase nas seguintes áreas de conhecimento ou de atuação profissional: Linguagens, Matemática, ciência da natureza, ciências humanas e formação técnica e profissional.
Com base nesse pressuposto, o Colégio da Polícia Militar Alfredo Vianna, tem a projeção de ofertar vagas para o próximo ano – 2018 vagas no 9º ano do Ensino Fundamental e na 1ª série do Ensino Médio. O edital contendo todas as normas para inscrição geralmente é disponibilizado no site da SEC e da PMBA, na última semana de dezembro e as inscrições, a partir da primeira semana de janeiro.






