Faltam craques estrategistas para deter o “crack”

Você que está lendo esse texto tenha cuidado. Caso alguém que você conheça, um amigo ou mesmo uma pessoa de sua família, ainda não tenha sido vitimado, de alguma maneira, pelo crack, estatisticamente a possibilidade de que isso ocorra é cada vez maior. Infelizmente, Ou nós o vencemos ou ele nos atingirá em cheio de um modo inesperado.

Há muitos teóricos dizendo o que fazer e como vencer o craque. A questão é que teoria não transforma nada, ações práticas sim.O problema com o craque, e outras drogas, não é apenas de saúde ou segurança públicas e nem de responsabilidade apenas dos Governos. Ele é de toda a Sociedade. É uma questão muito mais ampla, profunda e grave em sua origem primária e que se consubstancia como resultado de almas rejeitadas intrinsecamente aos próprios olhos e que buscam, por isso, na droga uma forma de autoafirmação ou rotas ilusórias alienantes de fuga de realidades insuportáveis vivenciadas e percebidas na sobriedade plena. Há uma epidemia de Crack nas ruas infestando as famílias.

O Ministro da saúde, Alexandre Padilha, declarou que o problema com o crack já pode ser considerado uma verdadeira epidemia. “A pesquisa mostra que o problema é grave, que há uma epidemia de crack no nosso país. Precisamos expandir ainda mais os serviços, e essa parceria com os estados e municípios é fundamental. São R$ 2 bilhões disponíveis e nós precisamos muito dessa parceria para que esses serviços cheguem à ponta”, disse o ministro. Contudo, afirmo, sem sombra de dúvidas ou medo de errar que: SIM, É POSSÍVEL VENCER O CRACK e direi como eu acredito ser isso possível..

O problema das drogas no Brasil pode muito bem ser caracterizado como uma síndrome, posto que há uma soma de fatores que envolvem tais contravenções em uma mega-engenharia do mal, destruidora de relacionamentos, patrimônios, saúde e vidas. Acusar pais, governos ou outros seguimentos sociais não contribuirá em nada para a mudança da realidade. Não é tempo de mútuas acusações ou “caça à bruxas” e sim de produzir “brainstormings” como tempestades cerebrais, ou simbioses de pensamentos e sinergias, capazes de inundar diversos córtex com ideias iluminadas que verdadeiramente libertem a nossa juventude desse caminho destruidor.

Um dependente não nasce da noite para o dia. Nasce de circunstâncias e ambientes familiares ou sociais incapazes de lidarem sozinhos com esse grave problema, assim como nasce da omissão de uma sociedade delirante e alienada de suas mazelas sob a forma de governos que optam por ações posteriores ao vício, quando seria mais seguro, prático, barato e eficaz se investir, e muito, em ações preventivas na base educacional primária, sem abandonar o combate ao tráfico e o socorro às vítimas deste mal. Dependência química ou psicológica surge como efeito posterior de pessoas desconectadas ou desagregadas de uma estrutura que estabeleça limites de ações. Limites não são agentes de repressão comportamental, mas sim instrumentos inibidores na expansão de comportamentos anárquicos que levem a uma desconexão com inúmeras formas de autoridade e rotas suicidas de fuga na alma.

Ao invés de apenas se deter o dependente e realizar operações pontuais de combate ao comércio de drogas, proponho ações múltiplas e coordenadas. Para começar uma guinada legislativa no que tange ao direito à apreensão, desapropriação e redistribuição de bens gerados pelo tráfico, e se agregando a isso a obrigatoriedade destes serem direcionados para ações de recuperação de dependentes. Associado a isso viria um aumento na pena criminal para produtores e traficantes de drogas. Depois uma intensificação na vigilância de nossas fronteiras, usando tecnologias avançadas e aumento do efetivo nas mesmas, bem como em áreas de reconhecida produção, refino ou distribuição interna de drogas.

Na área educacional teríamos a inclusão obrigatória na grade curricular escolar, de palestras ou disciplina específica que tratem das drogas e seus efeitos nocivos ao corpo, à mente, à família e à sociedade. Em seguida um cadastro de todas as instituições existentes no país que combatem, de alguma forma, a dependência química ou psicológica ou que ajudam no tratamento e ressocialização de dependentes, com aporte de recursos, equipamentos, parcerias e capacitação no aperfeiçoamento profissional de um trabalho que já existe e que é, em sua maioria, cheio de gente bem intencionada, mas que precisa apenas de quem neles acredite, invista e oriente técnica e estruturalmente visando resultados melhores. Após isso uma parceria com outras instituições da sociedade civil organizada visando campanhas, palestras e eventos comunitários permanentes de conscientização, orientação ou capacitação psicológica aos pais ou responsáveis por jovens e adolescentes no que concerne às drogas.

Incluiria também o desenvolvimento de trabalhos de cunho terapêutico ocupacional para os jovens ressocializados fazerem com êxito e acompanhamento a difícil transição entre a dependência e a cura total. Mas tudo isso sem esquecer que será um ser em constante estado de alerta, como um ex-alcoólico que evitará, pro resto da vida, o primeiro gole. Tenho outras sugestões, mas o texto já está longo demais.

Sugiro que nos comentários meus amigos acrescentem novas ideias ou debatam estas acima apresentadas. E que Deus nos ajude nessa “guerra civil, destruidora de vidas”, não declarada. Shalom!

Por: Teobaldo Pedro de Jesus – Pastor, teólogo, educador e psicanalista.

 

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Política Relevantes

Governo vai investigar denúncias de assédio contra Silvio Almeida

post-image

O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, foi chamado na noite desta quinta-feira (5) para prestar esclarecimentos ao controlador-geral da União, Vinícius Carvalho, e ao advogado-geral da União, Jorge Messias, em razão de supostas denúncias de assédio sexual publicadas pela imprensa. A convocação foi confirmada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom).

Em nota, a Secom informou que o próprio ministro irá encaminhar ofício à Controladoria-Geral da União (CGU), ao Ministério da Justiça e Segurança Pública e à Procuradoria Geral da República (PGR) para que investiguem o caso. Ainda de acordo com a nota, a Comissão de Ética da Presidência da República decidiu abrir procedimento para apurar as denúncias.

“O governo federal reconhece a gravidade das denúncias. O caso está sendo tratado com o rigor e a celeridade que situações que…

Read More
Petrolina Política Relevantes

TRE-PE determina perda de mandato da vereadora de Petrolina, Lucinha Mota

post-image

Em sessão plenária desta quinta-feira (5), o plenário do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) determinou, por unanimidade, a perda do mandato da vereadora Lucinha Mota, de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, por infidelidade partidária requerida pelo PSOL, seu antigo partido.

O Tribunal não acolheu os argumentos de Lucinha Mota de mudança na linha programática da legenda e perseguição pessoal para justificar a desfiliação e decidiu que o mandato cabe ao partido pelo qual ela disputou a eleição em 2020, o PSOL.

A ação cabe recurso do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Mas, com a decisão, a vereadora perde o mandato de imediato. Em nota à TV Grande Rio, Lucinha Mota se pronunciou sobre a decisão e ressaltou indignação com o resultado, além de destacar que a decisão de acionar a justiça para garantir a cadeira no…

Read More
Política Relevantes

PT tenta barrar mudança da Ficha Limpa que pode beneficiar Bolsonaro

post-image

O PT no Senado apresentou no plenário da Casa uma proposta para tentar evitar que o projeto que altera a Lei da Ficha Limpa possa beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A votação estava marcada para esta terça, 3, mas, diante da falta de consenso sobre o tema, foi adiada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

A atual redação do projeto diz que um candidato só pode se tornar inelegível em caso que implique cassação de registro ou diploma, quando eleito. Segundo um dos idealizadores da Lei de Ficha Limpa, o ex-juiz Márlon Reis, como Bolsonaro perdeu o pleito e não foi diplomado, ele poderia se beneficiar da brecha legal.

O próprio Reis disse que se reuniu com senadores ligados ao governo para alertar sobre o que estava sendo votado. Essa proposta é criticada por movimentos…

Read More
Política

Estado lança Programa Bahia de Integridade Pública

post-image

O Governo do Estado lançou por meio da Auditoria Geral do Estado, órgão vinculado à  Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA), o Programa Bahia de Integridade Pública (PIP/BA). A solenidade aconteceu no Auditório do Centro de Operações e Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (SSP), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. A iniciativa reúne ações voltadas à prevenção, à detecção e à punição para comportamentos antiéticos, fraudes e outros desvios de conduta. 

Durante o evento, o secretário da Fazenda do Estado, Manoel Vitório, assinou a portaria que institui o Programa Bahia de Integridade Pública e oito órgãos estaduais já firmaram o Termo de Adesão ao PIP/BA: Secretaria de Segurança Pública (SSP), Secretaria da Saúde (Sesab), Secretaria do Planejamento (Seplan), Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Superintendência de…

Read More
Petrolina Política Relevantes

Eleições 2024: confira a agenda dos candidatos à prefeitura de Petrolina

post-image

Os candidatos à prefeitura de Petrolina divulgaram as agendas de campanha. A lista segue a ordem alfabética dos nomes registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para aparecer nas urnas nas eleições 2024. Confira as agendas:

Segunda-feira, 2 de setembro:

Dr. Marcos Ortopedista (Agir):
8h: Reunião com colegas médicos para discutir prazo para consultas, exames e cirurgias nos postos de saúde
12h: Reunião com ex-secretário de Ação Social para aprender viabilizar a criação da secretário da pessoa idosa
19h: Visita ao Vale do Grande Rio para falar sobre implantação de câmeras de segurança nos bairros aonde mais está ocorrendo crimes


Dr Julio (PSDB):
9h: Gravação para guia eleitoral
15h: Visita a empresas
18h45: Visita à feira do José e Maria

Lara Cavalcanti ( PL):
7h10: Entrevista para o Programa Nossa Voz GRFM
16h: Caminhada no Pedro Raimundo
17h: Caminhada Vale…

Read More
Política Relevantes

Governo envia Orçamento de 2025 prevendo salário mínimo de R$ 1.509

post-image

Em mais um dia tenso para a equipe econômica, o Projeto de Lei Orçamentária Anual (Ploa) de 2025 foi protocolado no Congresso Nacional, a previsão de um salário mínimo de R$ 1.509.

Esse novo valor representa um aumento de R$ 97 sobre o piso atual, de R$ 1.412 ao mês, o que equivale a um reajuste de 6,87%, dado acima da inflação projetada pelo mercado para este ano, de 4,25%, de acordo com a mediana das estimativas do mercado coletadas no último boletim Focus, do Banco Central.

Leia também: Projeto de lei de Lula que aumenta impostos de empresas e bancos recebe críticas de parlamentares
O aumento de 6,87%, de acordo com dados do Ministério do Planejamento e Orçamento, vem de 3,82% dados pela variação estimada para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) nos 12 meses encerrados…

Read More
Política Relevantes

Propaganda eleitoral no Rádio e TV já começa nessa sexta-feira(30); Confira os tempos e ordem de apresentação dos candidatos de Juazeiro

post-image

A propaganda eleitoral para as Eleições Municipais de 2024 começou oficialmente nesta manhã de sexta-feira (30), às 7h da manhã no rádio, oportunidade em que os candidatos a prefeito começaram a se apresentar para o eleitor no horário gratuito determinado pelo TSE.

Neste primeiro dia em Juazeiro a ordem de apresentação dos programas da propaganda eleitoral no Rádio e na Televisão começam com a seguinte ordem e tempo: 

– Coligação O Futuro Chegou (Andrei Gonçalves): 3:04 minutos.

– Coligação Juazeiro de Toda Gente (Márcio Jandir): 1:07 minutos.

– Aliança por Juazeiro (Suzana Ramos): 04:45 minutos.

– Partido Social Democrático (Celso Carvalho): 1:04 minutos.

Os programas de Rádio tem dois horários: das 7h00 às 7h10 e das 12h00 às 12h10.

Na Televisão os…

Read More
Política Relevantes

Cármen Lúcia diz que horário eleitoral será exercício democrático

post-image

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, afirmou nesta quinta-feira (29) que o horário eleitoral no rádio e na TV será um espaço de exercício democrático de informação. A declaração foi feita durante a abertura da sessão do TSE na manhã desta quinta-feira(29). 

O horário eleitoral gratuito começa nesta sexta-feira (30) e vai até 3 de outubro, três dias antes do primeiro turno. Os horários serão divididos em blocos de propaganda dos candidatos às prefeituras. Os candidatos ao cargo de vereador não têm tempo no horário eleitoral.

“A partir de amanhã [sexta-feira] tem início o horário eleitoral gratuito, pelo qual se dá ciência, como é próprio de um processo eleitoral democrático, das propostas dos candidatos. Mais um espaço de exercício democrático de informação”, afirmou.

O horário eleitoral será exibido nas emissoras…

Read More