No dia 01 de Outubro foi celebrado o Dia do Idoso, em Petrolina a data é lembrada pelos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) com atividades de interação e conscientização.
NA primeira parte da comemoração foi socialização, prática de atividade física, diversão e muitas risadas. De acordo com o Diretor de Proteção Social Básica, Everaldo Rodrigues Souza, a interação entre os idosos de bairros diferentes é um momento importante.
” A socialização entre os idosos de todos os bairros é fundamental. Neste momento eles conheceram pessoas novas, conversaram, se divertiram e, principalmente, cuidaram da saúde física e mental, que abrange o nosso maior objetivo, que é promover o bem estar dos nossos avós”, disse o Diretor.
Conscientização também fez parte das comemorações
Comemorar é também tomar consciência e obter informações. Além de participar das dinâmicas e do café da manhã, os idosos puderam também se informar a respeito da garantia de seus direitos e como cuidar da saúde .
“Neste segundo momento, nossa idéia foi promover a informação. Em nosso município ainda temos muitos casos com idosos que sofrem violência física e psicológica e a maioria não sabe o que fazer e como fazer para solucionar o problema. Neste encontro queremos mostrar a eles a forma de agir nestes casos, o intuito maior era trazer os familiares para acompanharem o dia a dia desses idosos e eles puderem perceber a importância do cuidado para com eles “, finalizou Everaldo Rodrigues.
O município de Petrolina conta com 08 CRAS, distribuídos nos seguintes bairros: João de Deus, São Gonçalo, Fernando Idalino, José e Maria, Dom Avelar, Izacolandia, N-07 e Uruás.