Tendo como tema “Apaixone-se, você, também!…”, o Guterima-Grupo de Teatro Imaginativo vive intensa expectativa para realização da 35ª temporada, nos dias 28 e 29 de março de 2013, às 8 e meia da noite, no Parque Josepha Coelho, do maior e mais belo espetáculo sacro ao ar livre do sertão pernambucano ” A CRUCIFICAÇÃO “. Este ano, mais uma vez, o elenco será renovado e a produção do espetáculo garante um arrojado projeto de cenografia e iluminação cênica. O aprimoramento do mega espetáculo reúne mais de uma centena de pessoas, entre atores, técnicos, assistentes e figurantes e está adequando um figurino de época a cada cena, visando uma visualização melhor. Os objetos cenográficos que fazem parte de cada locação, foram detalhados por uma equipe, para este fim, tornando-os mais belos e realísticos. Outra grande novidade é a cena da Via Sacra – com os encontros de Jesus com as Piedosas Mulheres, Verônica (enxuga o rosto de Cristo), Madalena, Maria e o apóstolo João – que foi ampliada e merece destaque especial por ser a mais próxima do público.
HISTÓRICO
O histórico de “A CRUCIFICAÇÃO”, que tem a direção de José Geraldo, teve início em 1978, no Centro Social Pio XI. Em 1979 e 1980, o espetáculo passa a ser apresentado no Estádio da Associação Rural (hoje, Paulo de Souza Coelho). Já nos anos seguintes até 1998, a encenação utiliza a margem do rio e diversos logradouros públicos, no centro da cidade, como cenários. A cidade já vive sua metrópole com arranha-céus surgindo na sua estrutura física, e por este motivo, a direção do GUTERIMA – que completa 39 anos de existência escolhe o Parque Josepha Coelho, a partir de 1999 até hoje, como o local adequado para a encenação. Vale lembrar que na superprodução, a entrada é gratuita.
Vale a pena conferir o espetáculo que é precursor no sertão do vale do São Francisco – com este tipo de encenação ao ar livre – , e que tem 48 cenas distribuídas em 9 cenários e com dois tipos de sonorização utilizando 9 PA’s. ” A CRUCIFICAÇÃO ” começa com a cena do Batismo, exibida em um telão e prossegue até a Ascensão de Cristo em outro extremo do Parque Josepha Coelho. A Semana Santa é uma realidade em Petrolina.