Em períodos olímpicos o fluxo de turistas e estrangeiros cresce na cidade, e consequentemente os atendimentos na área da saúde também. Essa é uma máxima que não muda. Segundo dados divulgados pela Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro nos 10 dias que antecederam a competição, foram registrados 1.120 atendimentos no Rio de Janeiro. Já no período das Olimpíadas, de 5 a 14 de agosto o número subiu para 1.902 casos. O aumento é de quase 70%.
A maioria dos 1.120 atendimentos, 659, for de outros países. Os casos forma registrados em 52 unidades, entre urgência e emergência e de Atenção Primária. Já a maioria dos registros de 5 a 14 de agosto, 1.401, foi de brasileiros, 501 estrangeiros, sendo 51 americanos, 36 argentinos, 14 alemães, 14 australianos e 13 colombianos, além de cidadãos de 106 outros países.
am de brasileiros, 17 americanos, 14 franceses, 13 egípcios e 11 ucranianos, além de 101
As causas mais frequentes dos pacientes que buscaram atendimentos foram, basicamente, os mesmos: mal estar, dor de cabeça, pico de pressão, contusões, fraturas ou cortes. A diferença é que, com o início dos jogos têm havido muitos casos de pacientes com sintomas de resfriado ou gripe, como coriza, dor de garganta, dificuldade de respirar e tosse. Também há registros de gastroenterite ou infecção alimentar, como dor no estômago e diarreia e procura por vacinas.
Já no circuito olímpico na Praça Mauá, onde foi instalado o Boulevard Portuário, que só no último final de semana circularam mais de 150 mil pessoas, por conta dos telões com transmissão ao vivo de competições da Rio2016 e de shows e atividades culturais, foi instalado um dos três postos de saúde, montados, exclusivamente para o período da Rio 2016. Lá o atendimento está tranquilo, segundo informou a médica Natália Gambatl, 26 anos, clínica geral. “Em média acontecem cerca de 35 a 40 atendimentos por dia. Mas no final de semana o fluxo aumenta. Pressão alta, dor de cabeça e pequenos traumas são as causas mais buscadas pelos pacientes”, informou.