Com o objetivo de melhorar a qualidade dos rebanhos de caprinos e ovinos da região de Curaçá, o Centro de Treinamento dos Agricultores Familiares do Território São Francisco (Centrecapri), da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura (Seagri), em parceria com a Prefeitura Municipal de Curaçá, realiza entre os dias 7 e 9 de dezembro, no Distrito de Riacho Seco, curso teórico e prático de capacitação de Manejos Alimentar, Sanitário e Reprodutivo.
A caprinovicultura é a atividade de maior expressão da região, com mais de 263 mil animais, distribuídos, aproximadamente, entre oito mil agricultores familiares. De acordo com o chefe do Centrecapri e coordenador da capacitação, Fernando Moura, apesar da tradição nessa atividade, o manejo com animais ainda é muito precário.
“O curso irá contemplar 20 agricultores familiares da comunidade. A nossa ideia é demonstrar aos participantes a viabilidade e a importância do manejo do rebanho. Tudo que será exposto nos três dias de capacitação já faz parte do dia a dia dos agricultores, porém os resultados esperados serão bastante significativos, pois iremos transformá-los em multiplicadores das técnicas de manejo em suas comunidades”, comentou Moura.
Faz parte da programação: palestras e demonstrações de vacinação nos animais, viabilidade da inseminação artificial, controle das verminoses, mineralização do rebanho, uso de concentrados para produção de leite e engorda dos animais, intensificação do uso da palma enriquecida com ureia e fermento como alimento estratégico para os animais, além de alternativas pautadas na agroecologia e na preservação do bioma caatinga.
A meta do Centrecapri é ampliar essa capacitação e disponibilizar, em 2012, o curso nos dez municípios que compõe o Território Sertão do São Francisco.
Ascom EBDA