A equipe do Atendimento Móvel de Urgência de Petrolina, SAMU-192, se deslocou até a Rua 45 do Bairro COHAB VI, para prestar os primeiros atendimentos a uma criança que foi encontrada no lixo. Segundo informações de famílias e populares que acompanharam o trabalho da equipe, o serviço do SAMU foi eficiente para salvar e proteger a vida do recém-nascido.
A equipe de SAMU prestou todos os cuidados para proteger e resguardar a vida do infanto. Segundo a técnica de enfermagem, que prestou o atendimento de urgência, Miriam da Silva, a criança passou por todos os procedimentos básicos para avaliação clinica da sua saúde. “Ao abordarmos o recém-nascido observamos todos os sinais vitais do bebê, fizemos aquecimento, os curativos de cicatrização umbilical e aferimos a pressão arterial e encaminhamos para o hospital Dom Malam referencia em cuidados pediátricos, tudo com muita segurança e tranquilidade”, afirmou.
A criança do sexo feminino tem aproximadamente 14 dias de nascida e estava enrolada em um saco plástico dentro de uma lixeira. A comunitária Maria dos Anjos, alerta para a importância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência na cidade de Petrolina. “A equipe do SAMU chegou no tempo correto para socorrer a vida dessa criança, se não fosse o SAMU a menina teria falecido”, declarou.
A Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina (SMS) informa que os serviços do SAMU-192 continuam operando na cidade com quatro Unidades de Suporte Básico (USB) e uma motolância; médicos, enfermeiros e técnicos trabalham 24 horas para proteger e salvar a vida do cidadão petrolinense. Segundo a técnica de enfermagem, a demanda e os atendimentos do SAMU para o fim de ano sempre aumentam. “A equipe do SAMU-192 está atendendo a muitas ocorrências durante este final de ano, é indiscutível a importância do SAMU para Petrolina”, declarou.