A programação da I Feira de Livros do Vale do São Francisco, promete uma tarde de domingo bastante movimentada no próximo dia 21 de setembro. Começa às 15h, com a presença confirmada das crianças escritoras, o lançamento do livro Contos de Sequeiro e Ribeirinhos: Mapeamento de histórias orais, organizado pela jornalista e pesquisadora de cultura popular, Cristiane Amador.
Os meninos e meninas do 6º ano de escolas dos distritos de Rajada, Pau Ferro, Uruás, Pedrinhas, Tapera e Caatinguinha, em Petrolina – PE, vão ler algumas das 16 histórias do livro que escreveram, contando lendas e causos que dão continuidade a tradição oral sertaneja, passada de pai para filho.
Após a leitura dos contos, será exibido um documentário com o registro de uma série de oficinas realizadas no início do projeto, em novembro do ano passado. Ainda no lançamento, os livros – com o vídeo encartado, serão distribuídos gratuitamente entre o público presente e as escolas envolvidas.
De acordo com a organizadora do livro, o projeto, aprovado pelo Funcultura, teve a participação efetiva dos professores de língua portuguesa e de artes das escolas na coleta dos registros das histórias do homem ribeirinho e daquele que sobrevive na seca.“Uma obra que podemos chamar de suporte da memória e cumpre a função de perpetuar o que estava guardado nas recordações e no imaginário local para gerações futuras”, adiantou Cristiane Amador.
Além da participação da Associação Raízes, na concepção do vídeo – com cinco minutos de duração, o projeto reúne ainda o artista plástico Murilo Silva que coloriu e fez a arte final das ilustrações.
Fonte: Clas Comunicação
Fotos: Lizandra Martins