A equipe de educação para o trânsito da Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) de Juazeiro finalizou a Semana Nacional de Trânsito nesta sexta-feira (26) com a última atividade realizada na faixa de pedestre da Avenida Raul Alves (próximos as Americanas). No local, o grupo Nego D’Agua demonstrou comportamentos no trânsito que não estão de acordo as normas do Código de Trânsito Brasileiro.
Ao sinal vermelho, curtas encenações foram desenvolvidas a fim de abordar assuntos como: quando o condutor avança no sinal vermelho, quando faz a parada em cima da faixa de pedestre impedindo a travessia, ou mesmo quando chega a atropelar o pedestre. Na oportunidade, mostraram de forma lúdica como proceder corretamente para que não fossem aplicadas as multas pelas infrações. Maria Isabel, com pressa, viu o sinal fechar, mas avançou um pouco parando em cima da faixa. “É a correria que faz a gente fazer isso”, disse Maria que foi corrigida pela equipe e deu ré para liberar parte da faixa.
Muitos não procuram saber, mas segundo o Código de Trânsito Brasileiro existe multa para quem avança na faixa no valor de R$191,53. O condutor fica suspenso no direito de dirigir e tem sua habilitação recolhida: é penalizado com infração gravíssima aquele que dirigir ameaçando os pedestres que estejam atravessando a rua ou os demais veículos. No caso do avanço de sinal também é gravíssima a infração, e além do condutor ter uma multa no mesmo valor, fica com 7 pontos na carteira de habilitação.
“Entendemos que a resposta é sempre positiva para uma semana de atividades como essa. Procuramos passar da melhor maneira possível o bom comportamento no trânsito, e ainda dar informações sobre as normas adequadas que rege a Lei”, disse Marcos Cardoso, gerente de trânsito da CSTT.
Fonte: ASCOM CSTT/PMJ