A Companhia de Segurança, Trânsito e Transportes (CSTT) de Juazeiro reuniu cerca de 600 estudantes de Escolas Municipais na manhã desta segunda-feira (22) em comemoração a Semana Nacional de Trânsito, abrindo as atividades desenvolvidas pela equipe de educação no trânsito que se estenderão durante a semana. Com a participação da Companhia de Teatro Nego D’ Água foi passado aos alunos de forma interativa o papel dos pedestres, condutores e motociclistas.
Estudantes do 3º ao 8º ano das Escolas Municipais Paulo VI, Joca de Souza Oliveira e Cleoníodes Brandão acompanharam o espetáculo que abordou temas como: uso do capacete, uso do cinto, respeito ao pedestre, travessia na faixa, identificação das placas, respeitar as indicações do semáforo e não beber ao dirigir. Na oportunidade, todos receberam adesivos educativos e panfletos com dicas de segurança.
Fernanda Ferreira do 7º ano da Escola Paulo VI prestou atenção em todos os assuntos e aprendeu mais sobre a sinalização. “Aprendi que é importante olhar o boneco que acende verde ou vermelho antes de atravessar na faixa. Eu não costumava prestar atenção a isso”, disse Fernanda. A aluna se refere ao foco de pedestre, utilizado para alertar quando se deve realizar a travessia com segurança na faixa, não precisando estar de olho no semáforo que é destinado ao condutor. Vitor Gustavo da Silva do 4º ano da Escola Joca de Souza achou interessante a maneiro como foi falado sobre as situações no trânsito. “Não foi cansativo nem chato. Gostei muito de tudo que vi sobre o trânsito e já sei como me comportar”, disse o aluno.
O gerente de trânsito, Marcos Cardoso, agradeceu a atenção dos estudantes que se mantiveram atentos a apresentação e disse sobre a importância da atuação deles como formadores de opinião: “Acreditamos que o trânsito faz parte do processo educacional, por isso investimos nas escolas. Essa faixa etária são os futuros condutores da região, e podem influenciar a partir de agora positivamente na melhora do trânsito na cidade”, frisou.