As homenagens a São Sebastião, padroeiro do Povoado de São Bento, em Curaçá-BA, tiveram início desde o dia 11 de janeiro com Novenário, mas a culminância da festividade aconteceu no dia 20, reunindo centenas de fieis. Ainda houve torneio esportivo no dia 19. Abordando a temática ‘Com São Sebastião, proclamar as bem aventuranças em nosso chão’, o Evento, que em 2016 completa 100 anos de existência, teve a realização da comunidade católica local e do Governo Municipal de Curaçá.
Às 5h da manhã aconteceu alvorada festiva. Ao meio dia, todos foram convidados, por meio de carro de som, ao ‘Ofício da Imaculada Conceição’. À tarde, por volta das 16h aconteceu batismo na igreja local; o momento foi conduzido pelo Padre João Mendes. “É com grande alegria que estamos aqui na festa de São Sebastião, para batizar essas crianças. O batismo não é brincadeira e não deve ser só mais uma tradição. Pais e padrinhos precisam ter sabedoria para guiar as crianças no caminho certo, mostrando a elas como chegar a Cristo”, orientou o Padre. Às 18h, os devotos entoaram a Ave Maria Sertaneja. Já no início da noite, as comemorações ao padroeiro tiveram continuidade com missa, realizada ao ar livre, em frente à Igreja; também celebrada por João Mendes; com a participação do Coral Santa Cecília e tendo como comentarista a Professora Gilvaneide Ribeiro. Os devotos cantaram louvores, agradeceram bênçãos recebidas e realizaram ofertório. “Fizemos dois momentos de ofertas; um já tradicional e o outro simbólico, agradecendo a Deus e entregando no altar tudo o que São Bento conquistou nesse último ano, inclusive com investimento da Prefeitura”, explicou um dos organizadores, José Afonso Gomes.
Após a missa, houve procissão. O cortejo saiu pelas ruas do Povoado em direção à Igreja. Foi realizada uma parada na casa em que residiam Né Pereira e Sinhá, que levaram para São Bento a devoção a São Sebastião, em 1916, conforme explicou a Professora Cosma Nunes. Em seguida, houve a retirada da bandeira do Santo, hasteada desde o dia 11 de janeiro. Outro momento bastante esperado foi a ‘Bênção do Santíssimo Sacramento’, que segundo José Afonso, representa a presença de Cristo. “É a primeira vez na história do Povoado que temos a bênçãos do santíssimo. Vivemos um novo tempo de fé; antes só se realizava missa de ano em ano aqui, mas agora é todo mês”, comentou Afonso. A parte religiosa da festa foi finalizada com a comunhão (entrega da hóstia) e leilões. Representantes políticos também marcaram presença na festividade, entre eles: vereadores; a Secretária de Ação Social, a Primeira-dama, Jussara Brandão, a qual representou o Prefeito, Carlinhos Brandão, que não pôde participar do Evento em decorrência de uma viagem pré-agendada, para Recife, onde recebeu um prêmio de prefeito destaque do Brasil; também estavam presentes: o Secretário de Governo, Josemário Brandão; a Secretária de Educação, Elaine Franco e o Representante Distrital, Janilson Carvalho, que falou sobre o Evento. “É um momento de confraternização de toda a população de São Bento e das fazendas vizinhas. Quero agradecer à comunidade católica; ao Vereador Januário Brandão; ao Governo Municipal, por nos conceder total apoio e também à equipe de Assessoria do Município; enfim, a todos os que contribuíram para que tudo desse certo”, enfatizou.
Ao fim da programação, se apresentaram os cantores Flávio Baião e Cassiano Ricardo. A segurança foi garantida com o apoio da Polícia Militar.
Informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Curaçá