O curso de Engenharia Agronômica do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro, foi destaque na avaliação realizada pelo Guia do Estudante (GE) da Editora Abril. O resultado estará nas bancas a partir do dia 10 de outubro na publicação Guia de Profissões Vestibular 2015.
Este ano a graduação conquistou a quarta estrela na avaliação da publicação, a qual é realizada em instituições de ensino superior em todo país. O ranking permite classificar os cursos de bacharelado e licenciatura em bons (três estrelas), muito bons (quatro estrelas), e excelentes (cinco estrelas).
De acordo com o diretor do DTCS, o professor Jairton Fraga Araújo, os avanços que tem acontecido no curso contribuem de forma significativa para essas conquistas, explicou. “Temos um corpo docente composto por doutores; aprovamos projetos de pesquisa; captamos recursos para melhorar a infraestrutura da Instituição. Outro aspecto relevante é o programa de pós-graduação do Departamento. Então, todos esses elementos fazem da Universidade um ambiente melhor e forma profissionais mais preparados para o mercado de trabalho”.
Ainda de acordo com o Jairton, a classificação no ranking do GE é importante por possibilitar uma visão geral de como estão funcionando os cursos das Universidades públicas em todo o país. “Esse ranking mostra que os agentes culturais, sociais e econômicos estão tendo uma visão de como o curso de Agronomia da Uneb está em relação ao mercado de trabalho, produção científica e desempenho acadêmico”, ressaltou.
RANKING
O Curso de Engenharia Agronômica do DTCS da Uneb conquistou pela primeira vez, em 2009, três estrelas que confere a instituição o selo de qualidade na avaliação da Editora Abril.
O Guia do Estudante é um importante veículo de publicação que avalia instituições de ensino superior, licenciatura e bacharelado de todo o país. Publicado anualmente pela Editora Abril, a avaliação confere ao curso o selo de qualidade que é feito com base em pesquisa de opinião onde participam professores e coordenadores de graduação.
HISTÓRIA
Pioneiro na região do Vale do São Francisco, o curso de Agronomia da Uneb, em 53 anos de história, já conferiu título a 1837 engenheiros. A graduação fundada em 1960 na Faculdade de Agronomia do Médio São Francisco, começou a funcionar no Auditório do Ginásio de Juazeiro, atual colégio Edson Ribeiro, em Juazeiro.
Na década de1980 a instituição foi unificada à Superintendência do Ensino Superior do Estado da Bahia (SESEB) e no mesmo período foi incorporada à Uneb. Somente em 1997 que a Famesf passou a ser o Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais do Campus III.