Auxiliares de serviços gerais e da copa do Centro de Especialidades Médicas (Policlínica) e Odontológicas (CEO), LACEN, CERPRIS e CAPS de Juazeiro participaram nesta quarta (22) e quinta-feira (23) da quarta edição do curso de Atualização de Limpeza e Desinfecção de áreas hospitalares, promovido pela Secretaria Municipal da Saúde.
O evento aconteceu no auditório da SESAU. Através de palestras, exibição de vídeos e rodas de conversas, os profissionais conheceram um pouco mais sobre as prioridades do SUS para manter o ambiente dentro dos padrões de limpeza, higiene e desinfecção das superfícies, regulamentadas pelo Ministério da Saúde.
Durante o curso, foram apresentadas as principais formas de transmissão das infecções hospitalares, importância do uso do equipamento de proteção (EPI) e máscaras para evitar a transmissão de doenças através de fungos, bactérias ou vírus, como também, a contaminação de alimentos por vetores.
“Locais sujos também podem ser atrativos de insetos e roedores, causando doenças. É importante solicitar periodicamente a desinfecção local, como também lavar as mãos e esterilizar os materiais. Os fungos podem causar micoses ou alergias. Os materiais sujos, espirro e tosse de pessoas gripadas, podem causar infecções”, lembra a enfermeira Silvane Braga.
A enfermeira completa dizendo que o aperfeiçoamento dos serviços de saúde e a valorização dos profissionais são essenciais para adquirir um ambiente adequado tanto para a equipe como para os pacientes.
“Um ambiente limpo é considerado um diferencial, pois pode ajudar a reduzir a mortalidade e infecções. A prefeitura continuará conscientizando seus funcionários para a importância da higiene e prevenção de doenças. O objetivo é conquistar mais qualidade de vida e saúde”, completou Silvane Braga.
Para a auxiliar de limpeza do CERPRIS, Noeme Maria dos Santos, o curso foi muito bom e atendeu suas expectativas. “É necessário estar atualizado. A área da saúde é delicada e precisa de atenção redobrada. Aprendi bastante. Estou com muita vontade de colocar em prática”, disse.
“O treinamento ajuda quem não sabe e quem sabe aprende um pouco mais”, afirmou a auxiliar de limpeza, Dalva da Costa Lima. “Há 30 anos trabalho na área e sei como é importante usar luvas, máscaras e os equipamentos de proteção. Também é importante manter a unidade limpa e com os materiais esterilizados para um atendimento de qualidade”, destacou.
A atividade foi promovida pela equipe do Núcleo de Educação Permanente da Secretaria da Saúde.
Fonte: ASCOM SESAU/PMJ




