O curso de Direito do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS), da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Juazeiro (BA), recebeu selo de qualidade na avaliação da 4ᵃ edição do Programa OAB Recomenda. Ele está entre as 90 graduações de Direito e Ciências Jurídicas do país recomendados pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A entrega do selo às Instituições de Ensino Superior vai acontecer no próximo dia 19 de abril, no Plenário do Conselho Federal da OAB, em Brasília.
O resultado foi divulgado em novembro de 2011 com a avaliação de 1.210 faculdades e universidades que oferecem a graduação no país. Entre elas, 90 foram outorgadas com o selo. A Uneb de Juazeiro está entre as seis instituições que receberam a recomendação na Bahia.
Para a formulação dos dados, foram avaliados e cruzados os resultados disponíveis do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e dos últimos Exames de Ordem Unificados. “O recebimento deste selo é um dos indicativos do bom desempenho e da qualidade do curso de Direito da Uneb de Juazeiro entre todas as instituições de ensino superior do país. Ele também aponta o nível de preparação desses novos advogados que certamente ocuparão uma boa colocação no mercado de trabalho”, disse o diretor do DTCS, Ruy de Carvalho Rocha, da Uneb, em Juazeiro.
Para o coordenador do Colegiado do curso de Direito, Ivanildo Almeida Lima, da Uneb em Juazeiro, a recomendação da OAB significa uma afirmação do curso na região do São Francisco, irradiando seus efeitos para todo o Brasil. “Com esse resultado, ele se consolida no conceito da região, com a perspectiva de que os alunos de hoje, que serão os profissionais de amanhã, possam melhor interagir com a sociedade, contribuindo para a minimização e solução dos conflitos”, afirma o coordenador.
De acordo com o presidente da subsecção da OAB em Juazeiro, Artur Carlos Filho, esse resultado é a constatação e o reconhecimento da qualidade da Universidade e do curso de Direito que a instituição oferece. “A Uneb é motivo de orgulho e um fator transformador, não só para Juazeiro, mas para a região”, reforça.