O ingresso de estudantes para o novo curso de Medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) no campus Paulo Afonso (BA) acontecerá somente no segundo semestre de 2014. Mas, para concorrer às vagas ofertadas, os candidatos terão que realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013, que acontece neste fim de semana e, posteriormente se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Assim como já acontece com os outros cursos da Univasf, as 40 vagas de Medicina do novo campus só serão preenchidas por meio do Sisu.
De acordo com o pró-reitor de Ensino, Leonardo Sampaio, é esperado um número significativo de inscrições para o novo curso. “Acredito que teremos uma concorrência elevada já que, provavelmente, aqueles que não têm a chance de estudar Medicina nas capitais concorrerão às vagas em Paulo Afonso”, disse. Além disso, ele informou que o curso adotará o sistema de cotas para negros, estudantes de baixa renda e, de escolas públicas, como já ocorre com os outros cursos da Univasf.
O processo seletivo do Sisu é realizado duas vezes ao ano. A inscrição é gratuita e feita através do site do sistema. No final do processo, são selecionados aqueles que obtiveram melhor classificação. “É importante que os estudantes façam um bom exame neste próximo fim de semana, mas que também estejam atentos às inscrições do Sisu, que acontecerão no ano que vem. Porque para concorrer às vagas eles terão que estar inscritos no sistema”, ressaltou o pró-reitor. A prova do Enem acontece neste sábado (26), das 13h às 17h30; e no domingo (27), das 13h às 18h30, obedecendo o horário oficial de Brasília.
Univasf