O município de Cabrobó – PE, no sertão do São Francisco vai contar a partir do próximo dia 18 de fevereiro com a oferta gratuita de 24 cursos de capacitação nos segmentos de geração de renda e qualificação profissional. Os cursos com carga horária mínima de 160 horas, que serão ministrados pelo Sest/Senat nas escolas da rede municipal e estadual de ensino, fazem parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec, do Ministério do Desenvolvimento Social e tem como objetivo principal expandir, interiorizar e democratizar a oferta de educação profissional e tecnológica.
Serão formadas 28 turmas beneficiando 740 novos profissionais e as inscrições já podem ser feitas na Secretaria de Articulação Social, que fica no prédio da Cermesfra – Av. São Francisco, 589 no horário das 8h às 12h e de 14h às 18h. Podem se inscrever pessoas com idade de 18 a 57 anos, apresentando documento comprovando a conclusão de no mínimo o primeiro grau. Além das inscrições gratuitas, os alunos beneficiados pela Bolsa-Formação Trabalhador vão receber, sem qualquer custo, um kit aluno, material didático e auxilio para custear o transporte e alimentação.
De acordo com o prefeito de Cabrobó, Auricélio Torres os cursos chegam em boa hora e vão oxigenar, tanto o mercado de trabalho local como a criação de novos empreendimentos. “Acredito muito na capacitação como instrumento para preparar as pessoas. E apesar de reconhecer a existência em nosso município de um mercado bastante competitivo, tenho fé que estes cursos vão oportunizar o desenvolvimento de novas vocações e abrir negócios nos mais diferentes segmentos produtivos, inclusive oferecendo ainda suporte técnico aos nossos profissionais para ocuparem postos em obras de grande vulto, a exemplo da Transposição”, raciocinou Auricélio Torres.
Segundo o diretor do Sest/Senat Petrolina, Marcílio Cavalcanti a viabilização do Pronatec em Cabrobó representa um grande avanço regional para o segmento de formação e qualificação profissional. “Estamos começando por Cabrobó um grande projeto de educação profissional e tecnológica que vai se estender por mais 11 municípios, dentre eles, Petrolina, Salgueiro, Araripina e Serra Talhada.
Isto dignifica a missão do Sest/Senat e amplia a nossa responsabilidade em promover a melhoria da qualidade de vida e do desempenho profissional do trabalhador”, concluiu Marcílio Cavalcanti.
Serão oferecidos os cursos e conferidos certificados para: auxiliar administrativo e de contabilidade, barbeiro, confeccionador de lingerie e moda praia, montador e reparador de computadores, depiladora,frentista, manicure e pedicure, motorista de transporte escolar, operador de caixa, operador de escavadeira hidráulica, operador de retroescavadeira, recepcionista, salgadeiro, vendedor, eletricista instalador predial de baixa tensão, produtor de iogurte, produtor de leite pasteurizado, produtor de licores, produtor de queijos,, motorista de produtos perigosos, produtor de derivados de leite, mecânico de motocicletas e cabeleireiro.