Como parte da programação da semana da cidadania, aconteceu, no auditório do Departamento de Tecnologias e Ciências Sociais da Universidade do Estado da Bahia em Juazeiro uma mesa redonda, que debateu sobre a proposta de lei de redução da maioridade penal. A mesa foi composta pelo padre Raimundo Jorge, o advogado José Pereira e a promotora de Justiça Andréia Ariadna.
O evento faz parte da Semana da Cidadania que ocorre desde 1996 e é organizada pela Pastoral da Juventude do Brasil (PJB) da Igreja Católica. Tem como dimensão a formação sociopolítica, onde debate temas de cunho social. Em Juazeiro está sendo organizada pela Diocese, Pastoral da Juventude e Pastoral Universitária.
A semana da cidadania este ano, acontece de 14 a 21 de Abril com o tema, Juventude: Vidas pela vida e o lema: pastorais da Juventude contra a redução da maioridade penal.
A mesa redonda na UNEB contou com estudantes da UNEB e adolescentes do bairro São Geraldo. Os debatedores se posicionaram contra a redução da maioridade penal, alegando que faltam políticas publicas para a juventude e o melhor caminho não é tirar o direito à vida de jovens e adolescentes. “Não quero que a juventude seja condenada tão cedo às cadeias brasileiras”. Foi assim que Pereira, advogado da diocese de Petrolina e professor da UNEB concluiu sua fala.
Já a promotora pública, Adriana Ariadna observou que o Ministério Público se posiciona contra a redução da maioridade penal, tendo em vista que é uma instância de defesa dos direitos da criança e do adolescente. Para ela a proposta de lei viola os direitos. O que se deve fazer segundo a mesma, é cumprir o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), usando de medidas sócio educativas e não punitivas.
Os debatedores questionaram ainda a falta de participação da sociedade em decisões como esta. Com o auditório esvaziado, eles lembraram a campanha contra o desarmamento que contou,segundo eles, com 70% de abstenção dos votos no plebiscito em todo o Brasil, na época.
O Assessor da Pastoral da Juventude na Diocese de Juazeiro e organizador do evento, padre Raimundo Jorge, afirmou que os debates e as mesas-redondas que vêm acontecendo nas escolas e universidades, servem para garantir os direitos dos adolescentes, já estabelecidos no Estatuto da Criança e do adolescente (ECA), bem como “combater o alto índice de criminalização, violência e extermínio dos adolescentes”, enfatizou. Alem disto os eventos tem sido um convite para a sociedade participar desta luta.
A programação da Semana da Cidadania se estende até o dia 21 de Abril com debates nas escolas, universidades, igrejas e audiência pública. Interessados em participar, deve entrar em contato com o Padre Raimundo pelo (74) 8822-8376.