Os Defensores Públicos da comarca de Juazeiro, sede da 5ª Regional da Defensoria Pública do Estado, Hélio Soares Junior, Isaac Diego Vieira de Sousa e Silva, José Valdir da Costa, Olivia de Paula Santos Fonseca e Wesclei Amices Marques Pedreira, participaram, no dia 27/04, do evento “Reviver em Ação Social” promovido anualmente pelo Conjunto Penal de Juazeiro e pela Reviver Administração Prisional em parceria com várias instituições públicas e privadas de Juazeiro, no qual foi realizada uma grande ação social voltada às famílias dos detentos da cidade e às pessoas carentes da comunidade.
O evento ocorreu no bairro João Paulo II que tem no seu entorno cerca de três bairros periféricos, os quais concentram mais de 50 mil pessoas. A ação contou com uma grande estrutura para disponibilizar serviços odontológicos, jurídicos, corte de cabelo, apresentações culturais e brincadeiras para as crianças.
Os Defensores Públicos realizaram inúmeros atendimentos durante o evento, prestando serviços de assistência jurídica gratuita aos necessitados e promovendo o exercício da cidadania, da democracia e dos direitos humanos.
Muitos assistidos e familiares de acusados e sentenciados presos pela prática de infrações penais compareceram ao evento, tendo os Defensores Públicos verificado as condições processuais dos custodiados e explicado aos assistidos as medidas processuais adotadas.
Segundo o Defensor Público, Hélio Soares Junior, “esse evento é de suma importância para a sociedade, tendo em vista que a presença dos Defensores Públicos, agentes políticos de transformação social, nessa comunidade carente, permite que todos tenham os mesmos direitos perante a Justiça, diminuindo as desigualdades e ajudando a criar uma consciência coletiva de cidadania”. Afirmou, ainda, que “a participação da Defensoria Pública nesse tipo de evento é imprescindível, em razão de seu papel de garantidora do acesso à justiça mais humana, próxima do povo, desburocratizada e menos elitizada.”
A Subcoordenadora da 5ª regional, Olivia de Paula Santos Fonseca, destacou que não é a primeira vez que os Defensores Públicos de Juazeiro participam do referido evento prestando atendimento à população e levando a Defensoria para perto do povo. Para ela “ações desse tipo são essenciais à inclusão social e ao desenvolvimento humano, além de promoverem o resgate da cidadania de pessoas carentes de políticas socioculturais”.