A previsão indica que a umidade relativa do ar deve atingir valores abaixo de 20%
A massa de ar seco e quente que está em Petrolina, Sertão do São Francisco, além de fazer com que as temperaturas atinjam a marca dos 37ºC nos próximos dias, e que deve se estender até o mês de setembro, colocou em alerta a Defesa Civil sobre as condições da umidade relativa do ar. Durante esse período, a umidade deve variar entre 12% e 20%, aumentando os riscos de doenças respiratórias e incêndios florestais.
Segundo o coordenador adjunto da Defesa Civil, José Welton de Aquino, a partir de agora, alguns cuidados devem ser redobrados para evitar complicações. “Sabemos que já começou o período de estiagem, que é a época em que o tempo fica mais seco, mais quente e é quando os focos de incêndio aumentam. Além disso, para piorar a situação há um aviso máximo para onda de calor. Mais de 5° acima da média para o período. Por isso, precisamos tomar alguns cuidados com a nossa saúde, seguindo algumas precauções para manter o bem-estar”, frisou José Welton.
Com o clima assim, a Defesa Civil de Petrolina orienta a população a tomar bastante líquido, evitar a prática de atividades físicas entre às 10h e 16h e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia. Além disso, outros cuidados simples como umidificar ambientes, evitar alimentos muitos salgados ou condimentados, passar hidratante no corpo, evitar a permanência em ambientes fechados e usar soro fisiológico nas narinas e nos olhos, também podem contribuir para aliviar o desconforto.
Em caso de emergência solicite o apoio da Defesa Civil através do número do telefone (87) 9 9132-9568, o atendimento ocorre 24 horas por dia durante toda semana ou do Corpo de Bombeiros Militar pelo 193.
Fonte: Ascom