No aeroporto Tom Jobim, atletas de vários outros países chegavam para ter o primeiro contato com a cidade. Nessa madrugada, quem também chegou em solo brasileiro foram os Cubanos. Eles desembarcaram na Vila Olimpica pouco antes das 3h.
Na manhã desta terça-feira, cerca de 600 operarios, faxineiros, pedreiros, bombeiro hidráulico, funcionários da CEG estão trabalhando na Vila Olímpica para deixar tudo pronto para que as delegações da Austrália e da Suécia possam retornar.
Outras reclamações
O presidente do Comitê Olímpico Argentino (COA), Gerardo Werthein, disse nesta segunda-feira (25) que a entidade reservou alojamentos fora da Vila Olímpica no Rio de Janeiro para parte da delegação, porproblemas nas instalações de dois dos cinco andares reservados para a equipe.
“Os apartamentos, apesar de terminados por fora e parecerem terminados por dentro, quando são testados evidenciam alguns problemas que têm a ver basicamente com instalações hidráulicas e elétricas, que é o final da obra”, explicou o dirigente.
A delegação argentina é a segunda a fazer reclamações públicas sobre as condições da Vila: no domingo, o Comitê Olímpico da Austrália afirmou que o prédio reservado a seus atletas não era seguro.
“No nosso prédio temos cinco andares, dos quais pensamos que dois não vão estar habitáveis, embora o Comitê Organizador tenha garantido que vai concluir os consertos. Um dos edifícios mais afetados é o nosso, assim como o da Austrália. Não podemos correr nenhum risco, por isso alugamos apartamentos fora da Vila para acomodar a comissão técnica e os dirigentes e, assim, privilegiar o alojamento dos nossos atletas”, completou o argentino.
Werthein também disse que decidiram reforçar a equipe de transporte, com a contratação de veículos e motoristas, para tomar precauções e garantir o cuidado de atletas. “Temos que privilegiar a integridade e o cuidado dos atletas, por isso reforçamos a equipe de transporte para nossa delegação”, declarou.
O dirigente classificou como “muito boas” as outras instalações do complexo da Vila Olímpica.
“Os atletas, além de permanecer na Vila, também usam os serviços do ginásio e piscina, e os dias em que não treinam no campo de jogo, o fazem no ginásio, que está em boas condições e tem equipamento de primeiro nível. O refeitório da Vila está funcionando normalmente e sem problemas”, disse Werthein.
G1




