Na semana em que se comemora o Dia do Idoso muitos ainda convivem com uma triste realidade, marcada pelo abandono e violência. Dados do Disque Denúncia Pernambuco confirmam a difícil realidade que muitas dessas pessoas vivem no Estado. Somente até setembro deste ano, já foram registradas 1.054 ligações anônimas dando conta de casos de violência contra os idosos. No comparativo com o mesmo período de 2012, houve um crescimento de 25% no número de denúncias registradas. No ano passado haviam sido registradas 840 até setembro.
De acordo com a superintendente do serviço, Carmela Galindo, esse número só não é maior pela dificuldade de se identificar esses casos. “Na maioria das ocasiões, a violência acontece dentro do ambiente familiar, e isso faz com que seja mais difícil a existência de testemunhas para denunciar. Além disso, os que sofrem com esse tipo de situação se sentem muitas vezes inibidos de informar, até pelo fato de que os próprios filhos podem ser os responsáveis”, explicou.
Segundo números do último Censo realizado pelo IBGE as pessoas com mais de 60 anos já representam 10,8% dos brasileiros. Número que tende a crescer ao longo da próxima década.
No interior, a central do Disque Denúncia atende pelo número (81) 3719-4545. As denúncias também podem ser feitas no endereço (www.disquedenunciape.com.br). O anonimato é garantido. GRFM