O deputado estadual Odacy Amorim, do PT/PE, esteve na quinta (14) e sexta-feira (15 de março) acompanhando o secretário estadual de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, na distribuição do milho forrageiro para criadores atingidos pela seca no Sertão do estado. A programação foi iniciada pelo perímetro irrigado do Bebedouro, em Petrolina (Sertão do São Francisco), local onde foi produzido o milho em 140 hectares, dentro de um investimento do Governo do Estado avaliado em R$ 500 mil.
Na sexta, dia 15, Odacy foi uma das autoridades presentes em Cabrobó durante a primeira distribuição do produto. Além de Cabrobó,os primeiros caminhões de milho foram destinados aos municípios de Bodocó, Terra Nova e Serrita. Foram colhidas nessa primeira etapa 4,5 mil toneladas que irão atender os pecuaristas dos sertões do Araripe e do São Francisco. A solenidade contou também com a presença do presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco – IPA – Júlio Zoé e do diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do órgão, Antônio Santana.
O deputado Odacy Amorim elogiou a iniciativa do governo estadual e aproveitou para solicitar a ampliação do programa do milho forrageiro para outros municípios sertanejos. “A medida chega em boa hora, já que cada vez mais estamos vendo que a estiagem ainda pode demorar. Alternativas para atender o homem do sertão são sempre bem vindas”, destacou o deputado.
Segundo Ranilson Ramos, a ideia do programa é fornecer a parte aérea do milho como volumoso, atendendo as necessidades nutricionais dos animais. “Além de proporcionar uma boa remuneração aos pequenos produtores do Bebedouro que terão na atividade uma nova fonte de renda”, assinalou o secretário.