A OAB realizou uma solenidade na sede da seccional Juazeiro, na tarde da última quinta-feira (25), em prol do advogado Pedro Cordeiro Filho, que é um dos nomes requisitados na investigação da Polícia Federal, na “Operação Boca de Lobo”, que consiste na apuração de fatos que apontem irregularidades no saneamento do bairro Itaberaba.
Esteve presente no ato público o presidente da OAB da Bahia, Saul Quadros Filho, o seu vice, Antonio Menezes; o presidente Seccional de Juazeiro, Artur Carlos Filho; o procurador do município, Carlos Luciano de Brito Santana; os conselheiros estaduais, Dirley Cunha Borges, Cristiano Possídio e Sérgio Reis. Vários advogados, amigos e familiares de Pedro Cordeiro, que vieram de Petrolina e demais localidades da região, inclusive o ex-presidente da OAB, seccional do município pernambucano, Beto Possídio.
O presidente da Ordem em Juazeiro, Artur Carlos Filho, deu início a sessão afirmando que desconhece qualquer ato que comprometesse a conduta do advogado Pedro Cordeiro e elogiou a atitude do presidente estadual da OAB, Saul Quadros, que mesmo no momento da prisão do advogado, esteve atento ao desenrolar dos acontecimentos em Juazeiro sempre se posicionando em defesa do filiado.
O conselheiro estadual, responsável pela proposição da Moção de Desagravo, Sérgio Reis, fez a leitura da mesma que em seguida foi entregue pelo presidente Saul Quadros para a esposa do advogado, Marta.
Quebrando o protocolo, Saul Quadros concedeu espaço ao advogado e ex-presidente da Seccional da OAB em Petrolina, Beto Possídio, que usou fortes argumentos, especialmente contra os magistrados: “Eles pensam que são deuses. Considero importante este momento porque as duas vezes em que fui representado por juízes em Petrolina não contei com apoio da OAB-Pernambuco. Por isso, considero importante este ato que fortalece a categoria contra as arbitrariedades praticadas por juízes e delegados”.
O advogado desagravado agradeceu a solidariedade e o apoio dados pela Ordem, ressaltando também as diversas manifestações que recebeu dos colegas e familiares.
Por fim, o presidente da OAB-Bahia agradeceu a presença de todos que participaram da sessão solene de desagravo e afirmou que “a OAB reitera a orientação de que cada advogado seja defensor das prerrogativas profissionais que a gente considera como o oxigênio da profissão. Respeito a magistratura, respeito o Ministério Público, mas não os homenageio. De todos os eventos que a OAB-Bahia realizou o único magistrado convidado, porque está na magistratura emprestado, foi o filho dessa terra Dirlei Filho, que é um advogado de espírito e de corpo. Pedro você é exemplo em sua cidade, não se abata, nem abaixe a cabeça, nós somos uma irmandade e estamos com você”, concluiu.
Fonte: Blog do Geraldo José