Relevantes

Desfile de 7 de setembro desperta a identidade Juazeirense e emociona o público

A população de Juazeiro ocupou a região central da cidade nesta quinta-feira (07) para comemorar os 201 anos da Independência do Brasil. Com o tema: “Juazeiro, no exercício do pertencer, vai-se aprender a cuidar: da criança, do moço, do velho e do lugar”, o tradicional desfile de 7 de setembro levou para as ruas 32 instituições, entre escolas, forças armadas e instituições filantrópicas.

A programação começou cedo, com o hasteamento das bandeiras, no Paço Municipal, em uma solenidade com a presença da prefeita Suzana Ramos, do presidente da Câmara Municipal Vereadores, o vereador Lindemberg Souza dos Santos, do comandante do Comando de Policiamento da Região Norte da Bahia (CPRN), coronel Valter Araújo, do representante do 9° Batalhão de Bombeiros Militares, subcomandante Major, João Daniel, do comandante da Capitania Fluvial de Juazeiro, capitão de corveta André Gonzaga Ribeiro, do comandante do 72° Batalhão de Infantaria Motorizado do Exército em Petrolina, coronel Paulo Francisco Mateus de Oliveira, e do comandante da Força Aérea em Petrolina, capitão Fábio de Souza.

Em seguida, a prefeita Suzana Ramos partiu em carreata para a solenidade de revista às tropas e abriu oficialmente o desfile cívico-militar. “Minha palavra hoje é gratidão por ver tanta gente na rua, tanta gente feliz. O nosso tema esse ano fala do pertencimento à nossa cidade, de cuidar do que é nosso e festejar a independência do Brasil. É isso que estamos vendo na rua. Quero parabenizar toda a equipe da Prefeitura e todas as escolas que participaram. Elas fizeram um desfile lindo”, frisou a prefeita Suzana Ramos.

O secretário de Educação e Juventude, Wank Medrado, responsável pela pasta que coordena o desfile, também ressaltou a grandeza da cidade de Juazeiro. “Estamos celebrando a Independência do Brasil e lembrando que Juazeiro sempre teve protagonismo, sempre esteve à frente do seu tempo e, hoje, a prefeita Suzana Ramos chama a nossa atenção para que tenhamos uma noção muito clara do pertencimento que deve se desenvolver entre os habitantes da nossa Juazeiro e a sua própria terra. Ficamos orgulhosos em ver que dia após dia, esse sentimento vem reflorescendo no coração de cada Juazeirense”.

Aprovação do público

A cada instituição que chegava na Rua Aprígio Duarte (Orla I), a população vibrava e aplaudia. E a mesma empolgação do público foi registrada ao longo de todo o percurso do desfile, desde a concentração na Orla II, na Avenida Adolfo Viana, até a dispersão na Rua Oscar Ribeiro. “Incrível! Tudo maravilhoso, tudo lindo! Eu queria parabenizar a prefeita Suzana e toda prefeitura pela organização. Eu acho que foi um dos melhores anos que já vi, um desfile bem organizado e bem feito. Já estou pronto para os próximos”, pontuou o engenheiro ambiental Patrick Marinho.

Em casa, Valdir de Souza assistiu todo o desfile pela transmissão ao vivo da TV Escola e também aprovou o ato cívico. “Prestigiar o desfile de sete de setembro é algo que faço todos os anos. Especialmente neste, por motivo de força maior, não tive como prestigiar presencialmente. A transmissão ao vivo foi uma ótima alternativa, pois proporcionou a comodidade de assistir de casa e sem perder nenhuma apresentação”.

Estrutura

Já Davi do Nascimento Neto assistiu todo o desfile do camarote da acessibilidade, espaço que este ano foi ampliado para atender mais pessoas com deficiência. “Fico muito feliz que a Prefeitura de Juazeiro tenha pensado em nossa acomodação de forma tão humanizada, sensível, acolhedora e com estrutura adequada. Poder acompanhar o 7 de setembro, um dos festejos mais tradicionais da nossa cidade, com conforto e dignidade é muito gratificante”. Além de Davi, que é cadeirante, o camarote recebeu pessoas cegas, surdas, autistas, com baixa mobilidade e com deficiência intelectual.

A estrutura do evento incluiu, ainda, atendimento e orientações da equipe do Espaço Humanizar no circuito do desfile, pontos de apoio na Orla II, Orla I, na Av. Adolfo Viana (entrada da Rua da 28) e na Rua Orcar Ribeiro, banheiros químicos ao longo do percurso e telões de transmissão na Orla II e na Praça Dedé Caxias.

Destaques

Quem foi para a avenida nesta quinta-feira testemunhou momentos emocionantes, como a comemoração dos 70 anos do Colégio Estadual Rui Barbosa, que teve homenagem à professora Lucinha Sobreira e Hino dos 70 anos, com composição e performance da cantora Jaidete Varjão. Outro ponto alto foi o agradecimento do Movimento de Bandas e Fanfarras de Juazeiro à prefeita Suzana Ramos, pela valorização e reconhecimento do trabalho das fanfarras no município.

Para encerrar o desfile, o público foi surpreendido pelo retorno da Fanfarra de Inclusão Musical Paulo VI, desativada há seis anos. “A Fanfarra Paulo VI representou Juazeiro por muito tempo, conquistando diversos títulos, e hoje, para a gente, esse retorno representa um resgate da memória afetiva da cidade, além de poder contribuir com o desfile de Juazeiro, fomentando a cultura de forma educativa e artística. Foi um prazer enorme poder abrilhantar o desfile este ano”, disse Neto Santos, coreógrafo da Fanfarra Paulo.

Fonte: Ascom

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may also like

Política Relevantes

Tribunal Penal Internacional emite prisão para Netanyahu e líderes do Hamas

post-image

O Tribunal Penal Internacional emitiu mandados de prisão, nesta quinta-feira, 21, contra o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, o ex-ministro da Defesa Yoav Gallant e integrantes da cúpula do Hamas, acusando-os de crimes de guerra e crimes contra a humanidade devido à guerra em Gaza e aos ataques de outubro de 2023 que desencadearam a ofensiva de Israel na Palestina.

A decisão transforma Netanyahu e os outros em suspeitos procurados internacionalmente e é provável que os isole ainda mais e complique os esforços para negociar um cessar-fogo para pôr fim ao conflito de 13 meses. Mas as suas implicações práticas podem ser limitadas, uma vez que Israel e o seu principal aliado, os Estados Unidos, não são membros do tribunal e vários integrantes do Hamas foram posteriormente mortos no conflito.

Netanyahu e outros líderes israelenses condenaram o pedido…

Read More
Petrolina Política Relevantes

Uvas brasileiras na China: Guilherme Coelho comemora abertura de mercado

post-image

Na quarta-feira (20), os governos do Brasil e China acertam a abertura do mercado chines para as uvas brasileiras. O anúncio foi feito durante encontro entre os presidentes Lula e Xi Jinping em Brasília. O presidente da Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Frutas (Abrafrutas), Guilherme Coelho, representou o setor da fruticultura no evento.
 
Segundo Guilherme Coelho, foram quatro anos de negociações para fechar o acordo comercial. “Após muito trabalho, podemos comemorar essa importante conquista para a fruticultura, sobretudo para o Vale do São Francisco, principal produtor de uvas do Brasil. Nossos produtores terão acesso a um mercado de mais de 1 bilhão e 400 mil de pessoas. Isso trará reflexos para a economia local com geração de mais emprego e renda para a nossa gente”, disse.
 
Além das uvas frescas, o Brasil também poderá comercializar gergelim, sorgo e produtos de peixe como farinha…

Read More
Política Relevantes

Dos 417 prefeitos eleitos, apenas 77 têm propostas voltadas para combate ao racismo e promoção da Igualdade Racial

post-image

Reportagem do site parceiros Bahia Notícias, texto da jornalista Ana Clara Pires, revela que dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que a Bahia é o estado com a maior população negra do Brasil, com 80,2% dos habitantes se autodeclarando pretos ou pardos. Essa significativa representatividade ressalta o papel histórico e cultural da população negra no estado, que é também um importante cenário de debates sobre racismo e políticas de igualdade. No entanto, essa realidade também expõe os desafios contínuos no enfrentamento da desigualdade social e na luta contra a discriminação.

Apesar deste dado, apenas 77 prefeitos eleitos no estado apresentam propostas específicas voltadas para a promoção da igualdade racial, segundo levantamento feito pelo Bahia Notícias. Esse número representa uma discrepância significativa entre a composição racial da população e a prioridade dada às políticas…

Read More
Política Relevantes

Brasil, ONU e Unesco lançam Iniciativa Global sobre Mudanças do Clima

post-image

O governo brasileiro, as Nações Unidas e a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) lançaram nesta terça-feira (19) no âmbito da Cúpula do G20, no Rio de Janeiro, uma iniciativa conjunta para fortalecer pesquisas e medidas para combater a desinformação que contribui para o atraso e a inviabilização de ações climáticas. A Iniciativa Global para Integridade da Informação sobre Mudanças do Clima é uma intervenção para impulsionar o apoio a ações climáticas urgentes em um momento em que os cientistas alertam que o tempo do mundo está se esgotando.

A ONU e Unesco tornaram-se parcerias importantes do governo brasileiro neste desafio. Outros países e organizações internacionais comprometidos com as metas climáticas e o compromisso com a integridade da informação estão sendo convidados a participar. Até agora, Chile, Dinamarca, França, Marrocos, Reino Unido e…

Read More
Política Relevantes

Transição energética e agenda bilateral são destaque no 2º dia do G20

post-image

O segundo e último dia da reunião de cúpula do G20, no Rio de Janeiro, vai ser marcado, nesta terça-feira (19), por discussões sobre transição energética e agendas bilaterais, além da transmissão da presidência rotativa do grupo das principais economias do mundo. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá encontros reservados com líderes de quatro países. Todos esses compromissos serão no Museu de Arte Moderna, na região central da cidade. 

O primeiro compromisso de Lula, às 9h15, é com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi. Às 10h, haverá a terceira sessão da reunião de líderes. O tema é o desenvolvimento sustentável e transição energética, um dos interesses prioritários do Brasil no G20. Pouco depois das 12h haverá a sessão de encerramento da cúpula e a cerimônia de transmissão da presidência do G20 do Brasil para a África…

Read More
Política Relevantes

Cúpula de Líderes do G20 começa nesta segunda

post-image

A partir desta segunda-feira (18), os olhos do mundo estarão voltados para o Rio de Janeiro. Começa a Cúpula de Líderes do G20 (grupo das 19 maiores economias do planeta, mais União Europeia e União Africana), onde o Brasil passará a presidência do grupo para a África do Sul.

Ao todo, 19 chefes de Estado e de Governo estão na cidade para debaterem um documento que chegue a um consenso entre os três eixos que marcaram a presidência brasileira no G20 ao longo de um ano. A única ausência será a do presidente russo, Vladimir Putin, que será representado pelo ministro das Relações Exteriores do país, Sergei Lavrov.

O primeiro eixo da presidência brasileira no G20 é o combate à fome, à pobreza e à desigualdade. O segundo é o desenvolvimento sustentável, o enfrentamento às…

Read More
Política Relevantes

“Estamos a caminho de um suicídio planetário”, diz climatologista

post-image

O climatologista Carlos Nobre, referência mundial sobre o tema, considera insuficientes as propostas apresentadas até agora pelos países na 29ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP29), que está sendo realizada em Baku, no Azerbaijão.

Segundo Nobre, as partes do Acordo de Paris ainda não foram capazes de avançar na meta de reduzir as emissões do planeta de gases de efeito estufa em 43% até a COP28 e, se fossem capazes, essa estratégia não seria mais eficiente para manter o aumento da temperatura planetária em 1,5 grau Celsius (ºC) acima do período pré-industrial. “Nós já estamos há 16 meses com a temperatura elevada em 1,5 grau. Existe enorme risco de ela não baixar mais. A partir de agora, se ficar três anos com 1,5 grau, a temperatura não baixa mais”, afirma.

Alcançar os 43% já…

Read More
Política Relevantes

Reunião de cúpula do G20 decidirá sobre taxação de super-ricos

post-image

A reunião de cúpula do G20 decidirá, na próxima semana, sobre a principal proposta do Brasil durante a presidência no grupo. Os chefes de Estado e de Governo das 19 maiores economias do planeta, mais União Europeia e União Africana debaterão a taxação dos super-ricos como fonte de financiamento para o combate à desigualdade e o enfrentamento das mudanças climáticas.

Apresentada pelo Brasil em fevereiro, durante a reunião dos ministros de Finanças e presidentes dos bancos centrais do G20, em São Paulo, a proposta foi mencionada como ambiciosa pelo próprio ministro da Fazenda, Fernando Haddad. A presidência brasileira no G20 defende um imposto mínimo de 2% sobre a renda dos bilionários do mundo, que arrecadaria entre US$ 200 bilhões e US$ 250 bilhões anualmente, conforme um dos autores da proposta, o economista francês Gabriel Zucman.