Relevantes

Desfile de 7 de setembro desperta a identidade Juazeirense e emociona o público

A população de Juazeiro ocupou a região central da cidade nesta quinta-feira (07) para comemorar os 201 anos da Independência do Brasil. Com o tema: “Juazeiro, no exercício do pertencer, vai-se aprender a cuidar: da criança, do moço, do velho e do lugar”, o tradicional desfile de 7 de setembro levou para as ruas 32 instituições, entre escolas, forças armadas e instituições filantrópicas.

A programação começou cedo, com o hasteamento das bandeiras, no Paço Municipal, em uma solenidade com a presença da prefeita Suzana Ramos, do presidente da Câmara Municipal Vereadores, o vereador Lindemberg Souza dos Santos, do comandante do Comando de Policiamento da Região Norte da Bahia (CPRN), coronel Valter Araújo, do representante do 9° Batalhão de Bombeiros Militares, subcomandante Major, João Daniel, do comandante da Capitania Fluvial de Juazeiro, capitão de corveta André Gonzaga Ribeiro, do comandante do 72° Batalhão de Infantaria Motorizado do Exército em Petrolina, coronel Paulo Francisco Mateus de Oliveira, e do comandante da Força Aérea em Petrolina, capitão Fábio de Souza.

Em seguida, a prefeita Suzana Ramos partiu em carreata para a solenidade de revista às tropas e abriu oficialmente o desfile cívico-militar. “Minha palavra hoje é gratidão por ver tanta gente na rua, tanta gente feliz. O nosso tema esse ano fala do pertencimento à nossa cidade, de cuidar do que é nosso e festejar a independência do Brasil. É isso que estamos vendo na rua. Quero parabenizar toda a equipe da Prefeitura e todas as escolas que participaram. Elas fizeram um desfile lindo”, frisou a prefeita Suzana Ramos.

O secretário de Educação e Juventude, Wank Medrado, responsável pela pasta que coordena o desfile, também ressaltou a grandeza da cidade de Juazeiro. “Estamos celebrando a Independência do Brasil e lembrando que Juazeiro sempre teve protagonismo, sempre esteve à frente do seu tempo e, hoje, a prefeita Suzana Ramos chama a nossa atenção para que tenhamos uma noção muito clara do pertencimento que deve se desenvolver entre os habitantes da nossa Juazeiro e a sua própria terra. Ficamos orgulhosos em ver que dia após dia, esse sentimento vem reflorescendo no coração de cada Juazeirense”.

Aprovação do público

A cada instituição que chegava na Rua Aprígio Duarte (Orla I), a população vibrava e aplaudia. E a mesma empolgação do público foi registrada ao longo de todo o percurso do desfile, desde a concentração na Orla II, na Avenida Adolfo Viana, até a dispersão na Rua Oscar Ribeiro. “Incrível! Tudo maravilhoso, tudo lindo! Eu queria parabenizar a prefeita Suzana e toda prefeitura pela organização. Eu acho que foi um dos melhores anos que já vi, um desfile bem organizado e bem feito. Já estou pronto para os próximos”, pontuou o engenheiro ambiental Patrick Marinho.

Em casa, Valdir de Souza assistiu todo o desfile pela transmissão ao vivo da TV Escola e também aprovou o ato cívico. “Prestigiar o desfile de sete de setembro é algo que faço todos os anos. Especialmente neste, por motivo de força maior, não tive como prestigiar presencialmente. A transmissão ao vivo foi uma ótima alternativa, pois proporcionou a comodidade de assistir de casa e sem perder nenhuma apresentação”.

Estrutura

Já Davi do Nascimento Neto assistiu todo o desfile do camarote da acessibilidade, espaço que este ano foi ampliado para atender mais pessoas com deficiência. “Fico muito feliz que a Prefeitura de Juazeiro tenha pensado em nossa acomodação de forma tão humanizada, sensível, acolhedora e com estrutura adequada. Poder acompanhar o 7 de setembro, um dos festejos mais tradicionais da nossa cidade, com conforto e dignidade é muito gratificante”. Além de Davi, que é cadeirante, o camarote recebeu pessoas cegas, surdas, autistas, com baixa mobilidade e com deficiência intelectual.

A estrutura do evento incluiu, ainda, atendimento e orientações da equipe do Espaço Humanizar no circuito do desfile, pontos de apoio na Orla II, Orla I, na Av. Adolfo Viana (entrada da Rua da 28) e na Rua Orcar Ribeiro, banheiros químicos ao longo do percurso e telões de transmissão na Orla II e na Praça Dedé Caxias.

Destaques

Quem foi para a avenida nesta quinta-feira testemunhou momentos emocionantes, como a comemoração dos 70 anos do Colégio Estadual Rui Barbosa, que teve homenagem à professora Lucinha Sobreira e Hino dos 70 anos, com composição e performance da cantora Jaidete Varjão. Outro ponto alto foi o agradecimento do Movimento de Bandas e Fanfarras de Juazeiro à prefeita Suzana Ramos, pela valorização e reconhecimento do trabalho das fanfarras no município.

Para encerrar o desfile, o público foi surpreendido pelo retorno da Fanfarra de Inclusão Musical Paulo VI, desativada há seis anos. “A Fanfarra Paulo VI representou Juazeiro por muito tempo, conquistando diversos títulos, e hoje, para a gente, esse retorno representa um resgate da memória afetiva da cidade, além de poder contribuir com o desfile de Juazeiro, fomentando a cultura de forma educativa e artística. Foi um prazer enorme poder abrilhantar o desfile este ano”, disse Neto Santos, coreógrafo da Fanfarra Paulo.

Fonte: Ascom

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may also like

Política Relevantes Revista

Governo antecipa 13º de aposentados do INSS para abril e maio

post-image

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o decreto de antecipação do 13º de aposentados e pensionista do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), como feito em outros anos. A primeira parcela será paga em abril e a segunda, em maio.

Lula ainda firmou o decreto que regulamenta as mudanças no Fundo Social, que destina R$ 18 bilhões para o programa Minha Casa, Minha Vida.

O presidente também voltou a prometer a ampliação do Minha Casa, Minha Vida para a classe média e anunciou a implementação da TV 3.0, sistema integrado de televisão aberta e internet.

Lula participou do evento intitulado O Brasil dando a volta por cima, que, segundo ele, foi “um breve balanço daquilo que fomos capazes de realizar em apenas dois anos”. A solenidade ocorreu no Centro de Convenções Ulysses…

Read More
Política Revista

Câmara pode votar Lei da Reciprocidade Comercial ainda esta semana

post-image

A Câmara dos Deputados pode votar ainda nesta semana o Projeto de Lei  2.088/2023, Lei de Reciprocidade Comercial, que autoriza o governo brasileiro a adotar medidas comerciais contra países e blocos que imponham barreiras aos produtos do Brasil no mercado global. O texto do PL foi aprovado nesta terça-feira (1) na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e no plenário do Senado, por unanimidade.

O tema se tornou prioridade no Congresso após o presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, anunciar que vai impor “tarifas recíprocas” contra parceiros comerciais. 

O presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos/PB), informou que vai trabalhar junto ao Colégio de Líderes para pautar o tema ainda esta semana.  

“Como esse é um tema excepcional, e nós temos uma data já precificada de uma possível movimentação dos Estados Unidos com relação aos produtos brasileiros, nós já…

Read More
Política Relevantes

AtlasIntel: Lula tem aprovação ainda em queda e perde para Bolsonaro, Marçal e Tarcísio em 2º turno

post-image

Pesquisa AtlasIntel divulgada nesta terça-feira (1º) revela que continua subindo a desaprovação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e que alguns de seus adversários já aparecem à frente em eventual cenário de disputa para as eleições de 2026. 

Em relação à avaliação do governo, o presidente Lula viu sua desaprovação subir de 53% na pesquisa de fevereiro para 53,6% agora no final de março. Já a aprovação caiu dos 45,7% registrados na última pesquisa para 44,9% nesta mais recente. 

O levantamento mostra que, quando perguntados sobre a avaliação do governo, 49,6% dos entrevistados avaliaram a gestão como ruim/péssima, enquanto 37,4% disseram ser ótima/boa. Na pesquisa de fevereiro, 50,8% avaliaram o governo como ruim/péssimo, enquanto 37,6% disseram ser ótimo/bom.

O Instituto AtlasIntel também fez simulações de cenários de segundo turno para as…

Read More
Política Relevantes

Governador Jerônimo Rodrigues anuncia novo secretário de Comunicação

post-image

O governador Jerônimo Rodrigues anunciou nesta segunda-feira (31) a nomeação do publicitário Marcus Vinicius Di Flora como novo titular da Secretaria de Comunicação (Secom). Com mais de 25 anos de experiência na área de comunicação e pesquisa de opinião, Di Flora já atuou em diversos setores da administração pública e em projetos no setor privado.

“Escolhi hoje o novo secretário de Comunicação, que terá a missão de dar publicidade aos atos do Governo da Bahia, prestar contas de nossas ações e manter um relacionamento respeitoso com a mídia. Fiz o convite a Marcus Di Flora, que há mais de 25 anos atua na comunicação e na gestão pública, e ele aceitou”, destacou o governador.

Ao longo de sua trajetória, Di Flora ocupou cargos estratégicos na comunicação de órgãos municipais e federais. Participou da equipe de transição do…

Read More
Política Relevantes

Réu por tentativa de golpe, Bolsonaro acusa STF de motivação política e garante: “Não há candidato capaz de me vencer”

post-image

Após ter se tornado um dos oito réus em um julgamento por tentativa de golpe de estado e outros crimes, o ex-presidente Jair Bolsonaro, se pronunciou sobre o acolhimento da ação penal pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quarta-feira (26). Por meio das redes sociais, Bolsonaro fez o seu primeiro pronunciamento ao final da sessão da Suprema Corte. 

Embasado nos dados divulgados pelo Jornal Folha de S. Paulo, o ex-presidente afirmou: “Estão com pressa. Muita pressa. O processo contra mim avança a uma velocidade 14 vezes maior que o do Mensalão e pelo menos 10 vezes mais rápida que o de Lula na Lava Jato.”, escreveu. 

Considerado a maior liderança da extrema-direita, Bolsonaro define ainda que a decisão está pautada nos interesses de outros candidatos à eleição de 2026. “Nem tentam mais esconder. A…

Read More
Política Relevantes

Por unanimidade, turma do STF torna Bolsonaro e mais 7 réus tentativa de golpe

post-image

Por unanimidade, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira (26) tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro réu pelos crimes de golpe de Estado e tentativa de abolir o Estado Democrático de Direito.

É a primeira vez que um ex-presidente eleito é colocado no banco dos réus por crimes contra a ordem democrática estabelecida com a Constituição de 1988. Esses tipos de crime estão previstos nos artigos 359-L (golpe de Estado) e 359-M (abolição do Estado Democrático de Direito) do Código Penal brasileiro.

“Não há então dúvidas de que a procuradoria apontou elementos mais do que suficientes, razoáveis, de materialidade e autoria para o recebimento da denúncia contra Jair Messias Bolsonaro”, disse o ministro Alexandre de Moraes, relator do caso no Supremo, referindo-se à acusação apresentada no mês passado pelo procurador-geral…

“Não há então dúvidas de que a procuradoria apontou elementos mais do que suficientes, razoáveis, de materialidade e autoria para o recebimento da denúncia contra Jair Messias Bolsonaro”, disse o ministro Alexandre de Moraes, relator do caso no Supremo, referindo-se à acusação apresentada no mês passado pelo procurador-geral…

Read More
Política Relevantes

Câmara Federal vai a Irecê debater a seca que assola a região

post-image

A Comissão de Prevenção e Auxílio a Desastres e Calamidades Naturais (Cedesnat), da Câmara dos Deputados, realizará no próximo dia 25 de abril uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Irecê (BA). Os integrantes vão debater propostas para mitigar os efeitos da seca que afeta a região do estado.

“A seca e a estiagem prolongada na região já provocou, por exemplo, perdas na agricultura de sequeiro. Com a escassez de chuvas, as lavouras não conseguem se desenvolver e a safra de 2025 está praticamente perdida, deixando os produtores em alerta. A situação exige medidas urgentes, enquanto os produtores buscam alternativas para enfrentar uma das piores crises hídricas dos últimos anos”, declarou o presidente da Cedesnat, deputado Leo Prates (PDT-BA).

Segundo dados econômicos da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faeb), a produção informal de leite…

Read More
Política Relevantes

STF decide se Bolsonaro e aliados se tornarão réus por tramar golpe

post-image

O Supremo Tribunal Federal (STF) começa a julgar, nesta terça-feira (24) às 9h30, se o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete denunciados pela trama golpista vão se tornar réus na ação.

O caso será julgado pela Primeira Turma da Corte, colegiado formado por cinco dos 11 ministros que compõem o tribunal. Se o ex-presidente e seus aliados se tornarem réus, eles vão responder a uma ação penal, que poderá terminar com a condenação ou absolvição das acusações.

O Supremo vai decidir se recebe a denúncia apresentada em fevereiro deste ano pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, contra o chamado núcleo crucial, formado por oito dos 34 denunciados no caso. O Núcleo 1 é composto pelos seguintes acusados:

    Jair Bolsonaro, ex-presidente da República;
    Walter Braga Netto, general de Exército, ex-ministro e vice…

Read More