Por Caio Alves
O Diário da Região, recebeu na quinta-feira (30), para um bate-papo, o lutador de MMA, Jafel Cavalcante Filho. Acompanhado de seu pai, Jafel Cavalcante e do seu treinador, Mamuth Lopes, o lutador agradeceu o apoio dos juazeirenses, da sua família e de todos que o acompanharam nesse momento importante de sua carreira. Além de agradecer, o lutador contou como foi a sua última luta, e como está esses dias pós-competição.
Jafel Filho retornou à Juazeiro com uma vitória na competição Shooto Brasil, que aconteceu no dia 24 desse mês, em Salvador. O lutador juazeirense de 20 anos, venceu o lutador potiguar, Daniel Rodrigues, na categoria peso mosca (até 57 kg). Essa competição de MMA é considerada a segunda mais importante do país. “Montamos uma estratégia para alcançar a vitória, e consegui impor o meu jogo na luta, vencendo o meu adversário no 3° round”, conta.
Para essa luta do Shooto Brasil, Jafel Filho, intensificou o seu treinamento. Segundo seu treinador, Mamuth Lopes, o atleta sentiu na pele como é a vida de um atleta de elite. “Ele treinava Jiu-jitsu pela manhã, Muay thai à noite, além de passarmos para ele as estratégias de como desviar dos golpes, e assim impor o jogo dele”, explica Lopes.
Segundo o atleta, a pior parte das competições, nem é a luta, e sim o momento da pesagem. O lutador tem que manter o seu peso, e não pode ultrapassar o peso estabelecido para a sua categoria. “É bem complicado, quando vemos que o peso está um pouco acima, temos que correr contra o tempo. Fiz sauna, aquecedor do carro com um casaco térmico, correr com o casaco térmico. É como digo, complicado é a pesagem, a luta é uma diversão”, brinca Jafel.
O pai do lutador, Jafel Cavalcante, que sempre acompanha o filho nas lutas e nos treinamentos, disse que estava confiante na vitória do filho, por causa do trabalho de preparação que os treinadores viam realizando com ele. “Meu filho é um guerreiro, um gladiador, um rapaz determinado, e vamos buscar o cinturão,” disse o pai do lutador.
Jafel já está visando uma nova competição que irá acontecer aqui na região no meio do ano, o São Francisco Fight, onde disputara o cinturão de sua categoria (57 kg). E para isso, o lutador vai começar os treinos na próxima semana. “Estou me recuperando ainda da última luta, mas na segunda-feira, volto a minha rotina de treinamentos”, explica Jafel Filho.