Em 2019, o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) reduziu despesas de custeio e suspendeu contratos, o que gerou uma economia de R$ 31 milhões para os cofres do Estado. Houve o aumento de R$ 40 milhões na receita da autarquia. Os resultados permitiram avanços no órgão, com destaque para a otimização dos serviços e qualificação dos servidores.
Entre as ações no interior, a 4ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), em Vitória da Conquista, foi transferida para o SAC do Boulevard Shopping. Em Lauro de Freitas, Senhor do Bonfim e Jacobina, os serviços de habilitação foram transferidos para o SAC, medida que terá continuidade em outros municípios. As unidades do Detran-BA em Maracás e Ibotirama ganharam sistema informatizado, e nas cidades de Prado e Águia Fria foram implantados postos avançados da autarquia.
Na área de fiscalização, o Detran-BA contabilizou 138 mil abordagens de pessoas e veículos, com 34 mil autuações. Dos 49 mil condutores submetidos ao teste do bafômetro, cinco mil foram enquadrados na Lei Seca.
Salvador
A Central de Atendimento do Detran-BA, no SAC do Shopping da Bahia, em Salvador, virou uma referência no país. Ela já realizou quase 300 mil procedimentos. O reconhecimento facial passou a ser usado para validar a carteira de habilitação e foi disponibilizada a versão digital do licenciamento. A Rede SAC registrou mais de 1,2 milhão de serviços de trânsito no estado.
O Centro Interativo foi requalificado, para dinamizar as ações de educação para o trânsito com crianças. O departamento investiu também na preparação dos servidores, com a oferta dos cursos de capacitação em prevenção de ilícitos na administração pública e noções de licitação.
Blog Preto no Branco