O dia 12 de outubro, mais conhecido como o Dia das Crianças, sempre é aproveitado pela indústria para introduzir uma constelação de novidades, principalmente, visando o fim do ano, que é a melhor época de vendas no mercado brasileiro.
Nesta sexta-feira (30), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE) divulgou um levantamento, que mostrou que mais de oito, em cada dez consumidores (num total de 293 entrevistados), no Grande Recife, pretendem comprar presentes no Dia das Crianças.
As vendas deverão crescer em decorrência dos gastos com presentes. Em 2011, a despesa média deverá estar no entorno de R$208,00, contra R$173,26 em 2010, o que representa um aumento nominal de 20%.
Em Juazeiro e Petrolina já é possível observar uma mudança nas vitrines: brinquedos e artigos infantis passam a dominar o cenário. A expectativa do comércio é de crescimento de cerca de 15% em relação ao ano anterior. Com o início do mês de outubro, os lojistas esperam aumentar ainda mais as vendas de brinquedos, artigos eletrônicos e roupas infantis.