“Previna-se”. Esse é o slogan da campanha que a Sociedade Brasileira de Nefrologia realizada nesta quinta-feira, dia 8 de março, Dia Mundial do Rim. A programação, em Juazeiro, teve início às 08h com uma caminhada partindo da Av. Adolfo Viana em direção à Pça. Antonílio da França Cardoso, no centro da cidade.
A Clínica de Nefrologia, Clinefro, responsável pela organização do evento, na cidade, disponibilizou serviços de saúde como: aferição de pressão arterial, teste de glicemia, de ureia e creatinina de 07 às 16 horas, de forma gratuita. Estiveram presentes profissionais como médicos, nutricionistas, enfermeiros e assistentes sociais.
De acordo com a enfermeira, Anne Thiara, “qualquer pessoa pode fazer os testes, já que o intuito da campanha é promover a prevenção de doenças dos rins, pois a região é muito quente e isso ocasiona pressão alta e diabetes”.
As doenças renais não costumam provocar nenhum grande sintoma durante suas fases iniciais e, por isso, as pessoas só costumam saber que estão doentes quando o caso já está em fase avançada, o que torna a cura mais difícil.
Para se ter uma ideia, estima-se que, no Brasil, 10 milhões de pessoas tenham algum problema nos rins, mas a maioria não sabe. Em Juazeiro, a Clinefro atende, atualmente, cerca de 200 pessoas de várias regiões da Bahia, a exemplo do sr. José Carlos de Souza, 46, natural de Irecê. “Vim para Juazeiro fazer esse tratamento e estou gostando muito da cidade e do atendimento que tenho recebido aqui. Estou há sete meses e não pretendo voltar para Irecê porque esse tratamento salvou a minha vida. Posso dizer que estou curado e, por isso, estou aqui hoje para aconselhar as pessoas que se previnam porque esse simples exame pode salvar a vida”, relatou Souza.
Foto: Cristina Duarte