A presidente Dilma Rousseff lançou nesta sexta-feira (27) a versão reformulada do Portal Brasil (www.brasil.gov.br), site institucional do governo federal. No dia em que reativou sua conta no microblog Twitter e posou para fotos no Instagram do Palácio do Planalto, ela disse querer mais interação com as redes sociais. “Queremos construir prática sistemática de ouvir as ruas, de ouvir o que querem as universidades, ouvir o que quer a população no campo, dos diferentes segmentos sociais. E ouvir as redes sociais. Ter com as redes sociais uma interação. O Portal Brasil que estamos hoje lançando na sua nova forma é mais um instrumento para o exercício da cidadania fundamentalmente”, disse.
O novo portal faz parte de uma iniciativa que o governo batizou de Gabinete Digital, que visa simplificar o acesso dos usuários aos programas do governo e reunir, em tempo real, informações sobre ministérios e políticas públicas. O internauta poderá acessar 583 serviços públicos por meio do portal, como emitir um Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf), calcular a Previdência ou fazer a inscrição do Fies.
O porta-voz da Presidência da República, um dos gestores do Portal Brasil, disse que a página demonstra uma “nova postura” do governo em relação às redes sociais. Segundo ele, o Planalto tem o “grande desafio” de promover a participação popular na execução de projetos de Estado.
“Esse é o primeiro momento em relação à nova postura do governo em relação às redes sociais. Nosso próximo passo vai ser colocar para o cidadão não só a possibilidade o que o governo está fazendo, mas também de cobrar o governo, fiscalizar. Por isso nosso passo seguinte, grande desafio, é a participação popular”, afirmou.
“A informação que antes estava restrita a um ou outro ministro agora está amplificada”, explicou Traumann, segundo o qual, o volume de reportagens será triplicado no novo portal.De volta ao Twitter
Nesta sexta-feira, Dilma reativou sua conta no Twitter interagindo com um perfil que faz uma sátira dela mesma, a “Dilma Bolada”. Pela manhã as duas surpreenderam todos os internautas ao começarem uma conversa: “Bom dia linda maravilhosa,sempre acompanhei vc.Mas não me dê bom dia.Mas me dê bons resultados”, escreveu a presidente.
A última vez que Dilma tinha postado na sua conta foi em 13 de dezembro de 2010, quando ainda era presidente eleita da República, antes de sua posse. Na ocasião, prometeu conversar mais com seus seguidores. “Amigos,muito legal ser tão lembrada no twitter em 2010. Logo eu,que tive tão pouco tempo p/estar aqui c/vcs. Vamos conversar mais em 2011”, escreveu.
Nesta sexta-feira, Dilma disse que o governo vai usar “todos os instrumentos que a rede permite” e construir condições para substituir o mundo analógico pelo digital.
Disse ainda que é preciso ter “consciência do poder da rede” para por protegê-la. “Hoje tivemos acesso a informações a respeito da transformação da rede social em um campo de batalha cibernético entre países, e nós não podemos concordar. Ao mesmo tempo acredito que usar todas a possibilidade é uma forma de fazer esse equilíbrio entre governo e sociedade no que se refere a informação”, afirmou.
Priscilla Mendes Do G1, em Brasília