Dilma recebe no Planalto apoio de artistas contrários ao impeachment

Em uma cerimônia organizada no Palácio do Planalto, a presidente Dilma Rousseffrecebeu nesta quinta-feira (31) uma manifestação de apoio de artistas e intelectuais contrários ao processo de impeachment que ela é alvo no Congresso Nacional.

Entre as celebridades que participaram do ato político na sede do Executivo federal estão a cantora Beth Carvalho, os atores Letícia Sabatella, Osmar Prado e Sérgio Mamberti, o escritor Fernando Morais e a cineasta Anna Muylaert, diretora do filme “Que horas ela volta?”.

Convidada a discursar no evento, Letícia Sabatella disse, sob os olhares de Dilma, que, atualmente, faz oposição ao governo petista, mas fez questão de ir ao ato em defesa da presidente porque, na opinião dela, há em curso um “plano maquiavélico de tomada de poder na marra” por parte de partidos oposicionistas.

“Eu sou oposição ao seu governo, presidenta Dilma. Mas eu tenho um contentamento em poder dizer isso na sua frente porque vivo num estado que se pretende utopicamente, em exercício neste momento, ser um estado democrático. Ou seja, preservando a liberdade”, declarou a atriz.

Na sequência, o cerimonial do Planalto exibiu em telão um vídeo gravado pelo ator norte-americano Danny Glover, famoso por sua atuação na franquia “Máquina Mortífera”.

Reconhecido internacionalmente por sua militância social, Glover afirmou na gravação que Dilma não está sozinha na “luta” contra o impeachment, que é uma luta pela “democracia, pela paz e pela justiça”.

“Estamos com você e estamos declarando: Não vai ter golpe”, destacou o ator norte-americano no encerramento do vídeo, falando em português.

Agradecimento
Ao discursar, a presidente da República, inicialmente, agradeceu as manifestações de apoio e os manifestos entregues a ela contrários ao impeachment. Em sua fala, Dilma destacou o fato de que, entre os artistas e intelectuais que estavam presentes no evento, muitos têm posições contrárias ao governo e outros sequer votaram nela.

“Todos aqui têm distintas filiações partidárias, muitos deles não as têm e outros têm inclusive posições contrárias ao governo. Muitos nem mesmo votaram em mim, não integram os 54 milhões que votaram. Isso não tem a menor importância. A importância é que todos votaram nas eleições, participaram do processo democrático”, disse a presidente, sendo aplaudida de pé pelos convidados, que começaram a entoar o grito de ordem “Não vai ter golpe, vai ter luta”.

‘Compromisso com a democracia’
Artista com laços históricos com o PT, Beth Carvalho ressaltou em seu discurso que tem “compromisso” com a democracia “de longa data”.

A intérprete de samba disse aos convidados e à presidente da República que conhece e admira o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo ela, os avanços sociais dos últimos anos estão “seriamente ameaçados” e, por isso, a classe artística precisa se levantar e cumprir seu papel na defesa da democracia e da legalidade.

“E vai ter luta”, enfatizou.

O cantor e compositor de rap Flávio Renegado afirmou que o encontro desta quinta serviu para defender que as vozes “da comunidade e do povo do gueto” sejam ouvidas. “O rap está aqui para defender isso: vida longa à periferia, e não vai ter golpe.”

Em outro vídeo exibido na solenidade, o cantor Tico Santa Cruz, da banda Detonautas, afirmou que “qualquer pessoa com um pingo de sensibilidade”, concordando ou não com o governo petista, percebe que está em curso “uma grande injustiça”. Ele acrescentou ser “evidente” o “atentado político” contra o estado democrático

‘Farsa’
O diretor teatral Aderbal Freire Filho criticou o que ele classificou de “farsa” usada na política e, sem citar nomes, disse que há personagens “ridículos, fanfarrões e emperrados até o pescoço em corrupção” que estão capitaneando o processo de impeachment da presidente.

“Quando a imprensa usa esses personagens, há a farsa do impeachment. Esta é a farsa. E há outros gêneros teatrais neste momento político. Estamos assistindo a uma comédia, que podia se chamar ‘Os virtuosos ridículos'”, ironizou Freire Filho, sob aplausos da plateia.

Em seguida, o diretor teatral criticou a imprensa por, segundo ele, “manipular” a população e usar a sociedade como “marionetes”.

Após a fala de Freire Filho, a plateia entoou gritos de apoio à presidente da República, contra o impeachment e com críticas à TV Globo, afirmando que a emissora apoiou a ditadura militar (1964-1985).

A manifestação de apoio de parte da classe artística ocorre na semana em que a petista viu seu principal aliado, o PMDB, deixar oficialmente a base aliada e exigir que seus filiados se desliguem de seus cargos no governo federal. Desde então, Dilma passou a intensificar as conversas com outros partidos aliados para tentar evitar uma debandada da base governista.

Na semana passada, Dilma reuniu no Planalto juristas, advogados, defensores públicos e promotores contrários ao impeachment. No ato, ela recebeu cerca de 30 manifestos de apoio ao governo e juristas também classificaram de “golpe” o processo de impeachment em tramitação no Congresso Nacional.

G1

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Política Relevantes

Justiça Eleitoral incentiva o uso de anotação com os números dos candidatos para evitar erros na hora de votar

post-image

Com a proximidade das eleições municipais de 2024, a Justiça Eleitoral está orientando os eleitores a prepararem um lembrete com os números dos candidatos que pretendem votar. A medida visa agilizar o processo de votação e reduzir o risco de erros na urna.

O lembrete, também conhecido como cola eleitoral, é uma ferramenta prática que ajuda os eleitores a não esquecerem a ordem correta de votação e os números dos candidatos. O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) disponibilizou um modelo de lembrete que pode ser impresso e preenchido pelos eleitores para uso no dia das eleições.

A votação na urna eletrônica deve seguir a seguinte ordem: primeiro, o número do candidato a vereador e, em seguida, o número do candidato a prefeito. O número de vereador possui cinco dígitos, com os dois primeiros representando o partido…

Read More
Política Relevantes

Governo autoriza uso da Força Nacional no Paraná e em Roraima

post-image

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, autorizou o uso da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) nos estados do Paraná e em Roraima. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta sexta-feira (20).

No Paraná, os agentes apoiarão ações contra organizações criminosas e crimes transnacionais nas regiões fronteiriças e de costa marítima. Já em Roraima, a Força Nacional de Segurança Pública agirá por 90 dias na Terra Indígena (TI) Pirititi, que ocupa cerca de 43 mil hectares no município de Rorainópolis, em apoio à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e em conjunto com os órgãos de segurança pública do estado.

A quantidade de agentes ainda não foi definida. Segundo as portarias publicadas, ela será determinada a partir do planejamento definido pela Diretoria da Força Nacional de…

Read More
Sem Categoria

Erivan Bombeiro toma posse como vereador de Petrolina no lugar de Lucinha Mota

post-image

A Câmara Municipal de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, realizou na manhã desta quarta-feira (18) uma Sessão Solene de posse do primeiro suplente ao cargo de vereador, Francisco Erivanildo Furtado Rodrigues, conhecido como Erivan Bombeiro (PP). A Cerimônia aconteceu no Gabinete da Presidência da Casa Plínio Amorim.

Após a abertura da Sessão, o presidente Aero Cruz fez a leitura do juramento para o cargo, proferido em sequência por Erivanildo. Em seguida, os vereadores presentes desejaram as boas-vindas ao novo colega de casa.

A posse foi realizada após a decisão da Justiça Eleitoral, formalizada à Casa Plínio Amorim por meio do ofício nº 15653/2024/ZE083, emitido pela 83ª Zona Eleitoral de Petrolina. A notificação foi enviada em cumprimento à decisão judicial do TRE-PE que decretou a perda de mandato da vereadora Lucinha Mota.

A…

Read More
Política Relevantes

Ministra defende endurecimento da pena por fogo intencional

post-image

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, classificou como inadequadas inadequadas as penas previstas nas leis brasileiras para crimes ambientais como o uso do fogo para causar incêndios criminosos.

“Porque a pena de dois a quatro anos de prisão é leve e quando a pena é leve, às vezes ela é transformada em algum tipo de pena alternativa e ainda há atitude de alguns juízes que relaxam completamente essa pena”, questionou.

A declaração foi dada durante a participação no programa Bom Dia Ministra, do Canal Gov, nesta terça-feira (17), em Brasília. A ministra reforçou ainda que, neste momento, qualquer incêndio florestal se caracteriza como criminoso e representa ameaças ao meio ambiente, à saúde pública, ao patrimônio e à economia brasileira.

“Há uma proibição de uso do…

Read More
Política Relevantes

Conquista: TRE-BA forma maioria para impugnar Sheila Lemos

post-image

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) formou maioria ontem para declarar a inelegibilidade da candidata à reeleição à prefeitura de Vitória da Conquista, no sudoeste do estado, Sheila Lemos (União Brasil). A postulante foi alvo de impugnações sob a alegação de que a reeleição representaria um terceiro mandato consecutivo na chefia do Executivo municipal pelo mesmo grupo familiar – o que é vedado pela Constituição Federal. As contestações foram apresentadas pela Federação Brasil da Esperança (PT/PcdoB/PV).

Os impugnantes basearam seus argumentos na participação da mãe de Sheila, Irma Lemos, que atuou como vice-prefeita de 2017 a 2020 e assumiu interinamente a prefeitura em duas ocasiões: uma vez por 10 dias em 2019 e, posteriormente, em dezembro de 2020, devido ao afastamento do prefeito Herzem Gusmão por motivos de saúde. Segundo as contestações, essa transição de poder de mãe para…

Read More
Política Relevantes

Debate eleições 2024: Datena diz que não se arrependeu de ter agredido Marçal

post-image

O candidato à Prefeitura de São Paulo José Luiz Datena (PSDB) disse que não se arrependeu de ter agredido o adversário Pablo Marçal (PRTB) durante o debate promovido pela TV Cultura no domingo, 15. O apresentador atacou o influenciador com uma cadeira, após ter sido provocado.

Datena disse que se descontrolou após Marçal ter citado um caso de assédio sexual em que foi envolvido em 2019. O desgaste provocado pela denúncia, que acabou arquivada pela Justiça, teria levado a sogra do apresentador à morte. “Eu senti tudo isso voltar na minha cabeça e não pude me conter. Estou errado? Estou. Mas fazer o que? Já foi”, disse o apresentador, em entrevista à TV Cultura, após ter sido expulso do debate.

Marçal deu entrada no Hospital Sírio-Libanês e está com “suspeita de fraturas na região torácica”, segundo a…

Read More
Política

Lula escolhe Macaé Evaristo para comandar Ministério dos Direitos Humanos

post-image

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva escolheu a deputada estadual do PT de Minas Gerais Macaé Evaristo para assumir o Ministério dos Direitos Humanos. Lula se reuniu ontem com a petista no Palácio do Planalto.

Macaé Evaristo entra para o governo após Lula demitir o advogado Silvio Almeida, envolvido em acusações de assédio sexual. O convite para a deputada foi confirmado pelo próprio presidente em sua rede social. “Hoje, convidei a deputada estadual Macaé Evaristo para assumir o ministério dos Direitos Humanos e Cidadania. Ela aceitou. Assinarei em breve sua nomeação. Seja bem-vinda e um ótimo trabalho”, disse Lula.

Após o anúncio de seu nome, Macaé Evaristo, afirmou que há muito trabalho pela frente para ser feito na pasta diante dos grandes desafios que têm no Brasil na área. Ela, porém, disse seguir com esperança, com…

Read More
Política

Com tensão na Venezuela, Lula se reúne com nº 2 do Itamaraty

post-image

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, neste domingo (8/9), com a secretária-geral do Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty), Maria Laura da Rocha, no Palácio do Alvorada, para discutir a tensão na Venezuela. Ela representa a pasta enquanto o ministro Mauro Vieira cumpre agenda no Oriente Médio.

No sábado (7/9), a relação do Brasil com o país vizinho ganhou um novo episódio de tensão depois que o regime da Venezuela revogou “de maneira imediata” a representação dos interesses da Argentina e de seus nacionais em território venezuelano pelo Brasil. Em nota, o Itamaraty informou que viu com “surpresa” a ação de Nicolás Maduro.

Em agosto, o Brasil assumiu a representação diplomática argentina e as de pelo menos outros cinco países na Venezuela, após elas terem sido expulsas pelo regime de  Read More