As ruas do Centro de Juazeiro ficarão coloridas de vermelho e branco neste final de semana. Os católicos participarão da festa da unidade da Igreja, o Pentecostes, também chamada de Festa do Divino Espírito Santo.
Na Catedral de Nossa Senhora das Grotas, os fiéis se preparam para a comemoração com um tríduo que tem como tema: “a união da família é expressão do amor de Deus”. No sábado (7), a festa começa a partir das 00:00h, com a Missa da Vigília na comunidade Santíssimo Redentor. O domingo será dia de Missa Solene pela manhã e procissão à tarde, como já é tradição.
“neste dia toda a igreja se une para celebrar o amor de Deus através dos dons do Espírito Santo. No domingo a Missa solene de Pentecostes será às 9h. À tarde, às 16h, teremos procissão, encerrando na Praça da Catedral com uma missa festiva”, informou padre Josemar Mota, pároco da Catedral.
A procissão sairá da Rua Henrique Rocha, Centro de Juazeiro e os fiéis seguirão pela Avenida Adolfo Viana, animados por cantos, em direção à Catedral. A festa é organizada pela Paróquia da Catedral e pela família Mendes Oliveira, guardiã da bandeira do Divino em 2013/2014.
Pentecostes
A Solenidade de Pentecostes é considerada uma das maiores festas cristãs. Celebra o dia em que os apóstolos reunidos com Maria, mãe de Jesus, em Jerusalém, receberam o Espírito Santo, por volta do ano 30 D.C. O vermelho e o branco são as cores que dominam durante a festa porque lembram que Espírito Santo veio em forma de fogo sobre os discípulos (a narração pode ser conferida no capítulo 2 do livro bíblico Atos dos Apóstolos).
Esse evento marca o início da ação evangelizadora dos primeiros cristãos, por isso também é considerado por muitos como a “data de nascimento” da Igreja e a festa de sua unidade. Pentecostes acontece exatamente 50 dias após a Páscoa (ressurreição de Jesus Cristo).
Pascom Juazeiro




