ASCOM SEAPA/PMJ
O diretor operacional do Mercado do Produtor de Juazeiro, Cisley Bandeira, participou de 23 a 26 de setembro, no Centro de Eventos do Royal Palm Plaza, em Campinas – SP, do 29º Congresso Anual da União Mundial de Mercados Atacadistas (World Union of Wholesale Markets/WUWM), que teve como objetivo apresentar uma agenda temática para todos os gestores e operadores de mercados atacadistas de alimentos in natura, bem como proporcionar uma troca de experiências na gestão e nas operações dos entrepostos.
Com o tema “O meio ambiente e o futuro dos Mercados Atacadistas”, o congresso contou com a presença do presidente da Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (ABRACEN), Mario Maurici; do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo; do prefeito de Campinas, Jonas Donizette, além de mais de 400 participantes de 29 países.
Na ocasião o presidente da Abracen, Mario Maurici, ressaltou a relevância do tema escolhido. “É essencial que os mercados se reúnam para enfrentar situações como essa (das mudanças climáticas), que acontecem aqui, em São Paulo, no Brasil, e que se repetem em todo o mundo,”. Já o Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo falou sobre a importância do Congresso da WUWM. “Esse congresso tem entre seus desafios o de desvendar e o de buscar na ciência, na pesquisa e na inovação os caminhos para a segurança alimentar da humanidade em todas as suas disciplinas e em todas as suas exigências,” disse.
Na sexta-feira (25) os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a Ceasa Campinas, referência do setor de abastecimento brasileiro e da América Latina. As comitivas visitaram a estrutura e a logística da central que abrange o Mercado de Flores e Plantas Ornamentais, o maior da América Latina.
Durante o evento temas como “Novos Cenários para o Abastecimento Alimentar Frente às Mudanças Climáticas”, “Desafios para Modernização e Construção de Novos Mercados Atacadistas na América Latina” e “Os Mercados Atacadistas no Século XXI – Maior Eficiência e Especialização dos Serviços”, foram debatidos.
De acordo com o diretor operacional do Mercado do Produtor de Juazeiro, Cisley Bandeira, o evento proporcionou acesso às novidades de outras Ceasas e a troca de conhecimentos. “Nós interagimos com Ceasas do Brasil e do mundo, e analisamos a nossa realidade e o que precisamos melhorar, bem como a realidade das Ceasas de outros países que estão bem mais avançadas que as nossas. Esse momento nos permitiu contato com serviços e informações de qualidade”, disse.
O evento foi finalizado no sábado (26), com visita técnica ao Mercado Municipal (Central) de São Paulo e a Ceagesp – terceiro maior entreposto de alimentos do mundo.