Com o intuito de fortalecer as Instituições de Ensino Superior (IES) do Vale do São Francisco e unir esforços para buscar melhorias para os desafios enfrentados pelas IES na região, a Universidade Federal do Vale do São Francisco promove nesta segunda-feira (23), uma reunião com os dirigentes de instituições que atuam em Petrolina (PE) e Juazeiro (BA). O reitor da Univasf, Julianeli Toletino de Lima, e o vice-reitor Telio Nobre Leite receberão o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), Rildo Diniz; o diretor do campus Petrolina da Universidade de Pernambuco (UPE), Moisés Almeida; a diretora do Departamento de Ciências Humanas (DCH), Aurilene Lima, e o diretor do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) Ruy Rocha, ambos da Universidade do Estado da Bahia (Uneb); e o presidente da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), Rinaldo Remígio.
O encontro acontece no gabinete da Reitoria, campus Petrolina Sede, a partir das 9h. Na pauta da reunião, constam assuntos relacionados à rotina nas IES, como mobilidade acadêmica, flexibilização curricular, perspectivas de expansão de novos cursos, articulação conjunta para projetos de pós-graduação, pesquisa e extensão, residência universitária, promoção de eventos conjuntos e até transporte público, uma questão que afeta diretamente o dia a dia dos estudantes.
Segundo Marcelo Ribeiro, chefe de Gabinete da Reitoria da Univasf, esta é a primeira reunião com os dirigentes das IES do Vale do São Francisco com o fim de debater uma pauta comum à educação superior. “Nesta primeira rodada de conversa, nosso objetivo é trazer à discussão temas que versem sobre problemas comuns, buscando assim possíveis alternativas que possam contribuir para o desenvolvimento do ensino superior na região”, afirma. A expectativa é que o encontro aproxime as IES que atuam no Vale, estreitando as relações entre docentes, técnicos e discentes na busca por um ensino superior de qualidade.