Os trabalhos de 30 estudantes da rede pública de ensino foram pré-selecionados e participarão da finalíssima da edição 2014 dos Festivais Estudantis, promovidos pela 15ª Diretoria Regional de Educação – DIREC-15.
No último dia 20 de agosto, o corpo de jurados, composto por artistas populares, músicos e professores formados em Letras estiveram reunidos na sede da DIREC-15, em Juazeiro, e analisaram as obras de mais de 50 candidatos, escolhendo, sem ordem de classificação, produções dos projetos FACE e TAL.
OS PROJETOS
O TAL (Tempos de Arte Literária), de cunho educacional, artístico-literário e cultural, consiste no catálogo de produções poéticas dos estudantes, de modo a estimular o gosto pela leitura, a produção literária, bem como valorização da arte de ler, interpretar e escrever, inserindo a cultura no cotidiano de cada um. Por seu turno, o FACE (Festival Anual da Canção Estudantil), engloba não só o desenvolvimento da arte literária, como também a musical. Criado em 2008, o projeto explora o potencial educativo dos estudantes através da música, estimulando a musicalidade no ambiente escolar, enaltecendo as manifestações culturais regionais. Ambos vêm colhendo excelentes frutos desde a sua implantação, mobilizando milhares de estudantes, profissionais, revelando futuros talentos em potencial em toda a Bahia.
Foram escolhidas 15 músicas e 15 obras literárias escolhidas de alunos da rede pública estadual de ensino, sob jurisdição da DIREC-15, tanto de Juazeiro quanto de outros municípios. A coordenadora da CODEB, Maria Rosa Almeida Alves, destaca a importância dos projetos dentro das escolas: “A qualidade com que os projetos estão sendo desenvolvidos pela comunidade escolar e a excelente participação dos alunos estão fazendo dos Festivais Estudantis um grande sucesso”, frisa. Os Festivais Estudantis acontecem no dia 19 de setembro.