Preservar e revitalizar os leitos d água e discutir sobre as melhores condições para garantir o abastecimento de água para a população são algumas das funções do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. Para contribuir com o Comitê a Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE) foi nomeada na última terça-feira (09), em Salgueiro, como uma das instituições membro, sendo representada pelo professor do curso de Turismo da Instituição, Aluisio Gomes.
A FACAPE tem mandato de três anos no Comitê. “Vamos contribuir muito com as discussões referentes à Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, pois nossa Instituição além de ser voltada as ciências sociais, não poderia deixar de participar de ações como essa que têm como intuito preservar o meio ambiente”, afirma Aluisio Gomes
O Comitê representa os interesses de todos que fazem uso das águas do Rio São Francisco, moradores, indústria, mineração, pesca, turismo, usinas de geração de energia e outras atividades.
Formado por representantes da sociedade civil, órgãos públicos e usuários das águas na bacia hidrográfica, diversos setores que compõem a sociedade. O Comitê é formado por 62 representantes que se reúnem duas vezes por ano para discutir sobre as questões que envolvem o uso das águas do Velho Chico.
A FACAPE será representante na área de Ensino e Pesquisa “Nossa instituição também está comprometida com o desenvolvimento sustentável e todas as questões envoltas no meio ambiente. E pretendemos oferecer brevemente um mestrado profissional em Tecnologia Ambiental, para suprir algumas carências da região”, concluiu o presidente da FACAPE, Rinaldo Remígio.
Lorena Santiago
ASCOM/ FACAPE