A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) ganhou destaque no cenário nacional, desta vez, através do trabalho dos egressos Tiago Crateús e Raphael Barbosa. O vídeodocumentário Ser é ver sentir, produzido pelos graduados do curso de Comunicação Social Jornalismo em Multimeios, do Departamento de Ciências Humanas (DCH) em Juazeiro, conquistou o prêmio de melhor documentário em vídeo no Intercom 2012. O evento foi realizado entre os dias 3 e 7 de setembro na Universidade de Fortaleza, no Ceará.
O documentário Ser é ver sentir disputou o prêmio final com produções da Universidade Católica de Brasília, Universidade Federal de Roraima, Universidade Estadual do Centro-Oeste e Universidade Presbiteriana Mackenzie. O resultado dos trabalhos vencedores foi divulgado na solenidade de encerramento do XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom), no dia 7 de setembro.
“O prêmio nacional foi uma surpresa para nós porque vencemos as melhores produções das demais regiões brasileiras, na nossa categoria. Tínhamos certeza do ineditismo do nosso roteiro, abordando como a surdez marca o sujeito de forma que ele produz uma cultura. No entanto, vencer os outros videodocumentários foi uma grandiosa emoção, certamente porque levávamos sonho e ousadia, voltamos com o troféu”, relatou Cratéus.
O documentário Ser é ver sentir, desenvolvido como trabalho de conclusão de curso (TCC) e orientado pela professora Fabíola Moura, aborda a surdez não como uma deficiência física, mas como uma cultura própria de um grupo que usa a língua de sinais para se comunicar.
No mês de junho, o vídeo de Tiago e Raphael foi premiado na Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom), congresso da Intercom no Nordeste, que aconteceu em Recife. No mesmo evento outra produção jornalística do DCH também conquistou premiação, o programa radiofônico Notícias do Velho Chico que venceu na categoria Radiojornal Avulso. O jornal, produto das atividades da disciplina radiojornalismo, foi produzido pelos discentes do quinto semestre: Helen Sampaio, Taiane Sandes, Raianne Guimarães, Patrícia Pinheiro e Luciano Gonçalves.
Mais de duzentos e setenta trabalhos avaliados
A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisplinares da Comunicação – Intercom é uma instituição sem fins lucrativos, fundada em 1977 e voltada para a produção acadêmica na área de comunicação. Nesta trigésima quinta edição foram avaliados 276 trabalhos distribuídos em 67 modalidades. O evento contou a participação de congressistas vindos de 92 universidades, representantes de 21 estados brasileiros mais o Distrito Federal. O Intercom é destinado a reunir e premiar os melhores trabalhos experimentais produzidos por alunos de graduação nos cursos de Comunicação Social e suas habilitações.
No final do ano passado, os projetos de extensão WebTV UNEB – Núcleo Juazeiro: o sertão na era da convergência midiática e Programa Eufonia: democratizando a informação no Vale do São Francisco, de estudantes do curso, também se destacaram no 5º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (Cbeu), realizado em Porto Alegre (RS).
SER É VER SENTIR – A surdez falando de si
Mais do que mãos e olhos envoltos de significantes e enunciações. Um universo visual e gestual que se alinha à cultura do olhar. Helayne não entendia as palmas em volta de um bolo com velas acesas. Shirley pensava que todas as pessoas eram surdas. Não entendia porque moviam a boca. Sentidos incompletos na via paralela dos incompreensíveis decibéis, no entanto, sendo produzidos no poder sideral de registro dos olhos. A surdez que se narra com marcas culturais em relevo. Um documentário que põe o espelho para que os sujeitos surdos definam como se vêem. Através dos depoimentos, é possível compreender sua essa experiência linguística e sensorial como domínios da Cultura Surda. Ser surdo é Ver-se, é Sentir-se.
FICHA TÉCNICA:
Título original: SER É VER SENTIR – A surdez falando de si
Direção: Raphael Barbosa / Tiago Crateús
Roteiro: Tiago Crateús
Edição: Carlos Santana
Imagens: Raphael Barbosa
Gênero: Documentário
Ano de produção: 2011 / 2012
Nacionalidade: Brasil
Idiomas: Libras / Português
Legenda: Português / Janela de Libras
Duração: 33 min
Texto: Klébia Muricy
Foto: Márcia Guena
Veja o Documentário no TV Diário