
A dificuldade de diálogo entre alunos e escola é tema do documentário “Vida Escolar em Alta Tensão”, que será lançado neste sábado (18), às 8h30, no auditório da Biblioteca da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Campus Sede, em Petrolina (PE). O documentário é resultado de um projeto de estágio do curso de Psicologia da instituição e sua realização contou com apoio da RTV Caatinga e do Projeto Mais Educação, do Governo Federal.
O lançamento contará com a participação do vice-reitor da Univasf, Telio Nobre Leite, representantes da Gerência Regional de Educação do Sertão do Médio São Francisco (GRE-Petrolina), alunos, professores e gestores da Escola Estadual Joaquim André Cavalcanti, professores do Projeto Mais Educação e a comunidade acadêmica da Univasf. A apresentação é aberta à comunidade.
Participaram do projeto os egressos do curso de Psicologia Jackson Roberto e Adriana Torquato, que realizaram o documentário sob a orientação do professor Marcelo Ribeiro. A elaboração do documentário aconteceu na Escola Estadual Joaquim André Cavalcanti, localizada no bairro José e Maria, em Petrolina, com adolescentes do ensino fundamental dois e ensino médio, dos três turnos. De acordo com Marcelo Ribeiro, a produção surgiu com o objetivo de criar um dispositivo que facilitasse a comunicação nas escolas.
O documentário, que tem cerca de 40 minutos, foi gravado entre os anos de 2013 e 2014. Para Ribeiro, o projeto extrapolou o objetivo inicial, pois identificou que a escola é um ambiente de alta tensão, que conduz a dificuldades nas relações interpessoais. “É um documentário que pode servir como material de formação, principalmente para as escolas, que podem utilizá-lo para trabalhar as relações entre alunos, professores e gestores”, afirma.
Após o lançamento, acontecerá um debate sobre o documentário e desdobramentos do tema. A produção estará disponível a partir da semana que vem no site da RTV Caatinga.
Fonte: ASCOM UNIVSAF


