O quadro neurológico de Dona Canô, de 105 anos, é estável, mas com variação do nível de consciência, segundo o boletim médico divulgado nesta terça-feira (18), às 19h05.
Internada desde sábado (15) no Hospital São Rafael, em Salvador, após sofrer um ataque isquêmico cerebral, a pressão arterial dela continua instável, por isso, tem sido submetida à medicação venosa. Não há previsão de alta hospitalar.
Dona Canô mora na cidade de Santo Amaro, no recôncavo baiano, e tem oito filhos, sendo os mais famosos Caetano Veloso e Maria Bethânia.
Um dos filhos, Rodrigo Veloso, disse que exames não demonstram nenhum tipo de alteração na saúde da mãe, mas diz que ela continua “mole”. “Ela está molezinha, sonolenta. Nós somos um aparelho, com 105 anos ele vai ficando mais fraquinho. Ela vai se recuperar, está todo mundo torcendo, só não quero que ela sofra”, disse. Por volta das 19h15, Caetano Veloso entrou na UTI para visitá-la, contou Rodrigo.
Pela manhã, o neurologista que acompanha Dona Canô, Aroldo Bacelar, comentou que a idosa passou a noite bem, mas continua com uma instabilidade hemodinâmica, por conta da oscilação da pressão arterial. Na segunda-feira (17), a cardiologista Márcia Noya, que também acompanha a paciente no hospital, disse que o esforço dos médicos é para estabilizar a pressão arterial, que é controlada por meio de medicamentos.
Saúde
Segundo os médicos, ela não apresentou um déficit neurológico importante e não teve sequelas. “Ela chegou com dificuldade na fala e em mexer os membros superiores do lado direito, braço e mão, mas hoje já movimenta normalmente. Ela não teve sequelas”, afirmou Aroldo Bacelar.
Rodrigo Veloso revelou que passou a perceber um comportamento diferente e preocupou-se com a saúde da mãe após a morte de Oscar Niemeyer, na quarta-feira (5). Ele diz que Dona Canô ficou muito abalada com a notícia, aparentando bastante tristeza, o que deixou os familiares em alerta. “Ela falou que era uma pessoa com uma idade parecida com a dela, um centenário, e as notícias na televisão deixaram ela abalada”, disse.
A família resolveu trazer a matriarca para Salvador. Ela ficou hospedada com Rodrigo e as enfermeiras que cuidam dela em um hotel no bairro de Ondina, orla da capital baiana. No sábado (15), segundo Rodrigo, a mãe não respondia quando falavam com ela, então o filho acionou o Samu, que a levou até o Hospital São Rafael.
Rodrigo se emocionou ao comentar a saúde da mãe, segundo ele, um estado considerado “delicado”. Todos os filhos estão em Salvador para acompanhar a evolução do quadro de Dona Canô. Segundo Rodrigo, Caetano saiu do Rio de Janeiro com os filhos, e Maria Bethânia, que estava em turnê pelo Nordeste, se revezam no hospital para visitar a mãe. “Minha mãe tem 105 anos, mas nós temos esperança de que tudo vai dar certo para ela”, disse. As visitas à paciente, informou Rodrigo, estão bastante limitadas para que ela possa descansar mais. Apenas os familiares próximos têm autorização para visitá-la.
A filha Mabel Veloso também falou ao G1 na segunda-feira (16). “Estamos confiando em Deus que ela vai ficar melhor. Estão todos aqui, filhos e netos. Os meus vieram, os de Caetano vieram. Quando as pessoas chegam, ela demonstra alegria, estende a mão, conversa”, conta a filha.