Precisar, não precisa. Como os bebês se sujam pouco e os cabelos são menos oleosos (já que as glândulas sebáceas só começam a funcionar na puberdade), lavar ou não a cabeça deles todos os dias fica a critério dos pais. “Em dias muito frios, por exemplo, não tem problema deixar de limpá-los”, garante a dermatologista e tricologista Débora Figueira, professora da Sociedade Brasileira do Cabelo (SBC). No entanto, como temos o hábito de tomar até mais de um banho por dia no Brasil, já que vivemos em um país tropical, muitas famílias gostam de lavar a cabeça do bebê com frequência.
Nem mesmo as baixas temperaturas de Curitiba (PR) foi impedimento para que a funcionária pública paranaense Renata Nymberg, 38, lavasse a de seus bebês diariamente. “Apesar de os dois terem nascido no inverno, eu mantive o hábito desde os primeiros meses de vida deles”, conta a mãe de Lucas, 3 anos, e Marina, 10 meses. Para ela, o ritual completo do banho ajuda a relaxar as crianças.
Se você também faz questão de fazer essa higiene nos cabelos todos os dias no seu filho, a dermatologista Débora chama a atenção para alguns cuidados. Em primeiro lugar, use apenas produtos específicos para crianças – que têm pH neutro e são menos alergênicos. Há quem prefira lavar tanto o corpinho quanto a cabeça do bebê com apenas sabonete infantil, o que não tem contraindicação.
E condicionador, pode usar? Não necessariamente, ao menos nos primeiros meses. Mas, no caso de bebês de cabelo encaracolados e maiores de 12 meses, que já passaram pela troca dos fios e, portanto, são mais cabeludos, pode fazer diferença na hora de penteá-los. Outra dica é que o banho seja rápido, com a água a 37º C (você pode testar com um termômetro para banheira ou o dorso das mãos). “A precaução é importante para evitar que a pele dos bebês, mais fina e sensível, fique ressecada”, alerta a especialista. Nos dias mais frios, se possível, dê banho por volta do meio-dia, quando a temperatura é mais amena.
Por último, confira se os – poucos, em geral – cabelos do seu filho estão bem secos. “Eu aqueço o ambiente antes com aquecedor e, após o banho, utilizo uma toalha-fralda (que absorve bem a umidade). Quando termino de vesti-los, o cabelo deles já está praticamente seco”, diz Renata. Se for o caso, o uso de secador está liberado para bebês acima de 6 meses, desde que com temperatura fraca e a uma distância mínima de 30 centímetros.
Fonte: Revista Crescer