A Prefeitura de Juazeiro está presente na 28ª Fenagri, no Pátio de Eventos Ana das Carrancas, em Petrolina (PE), não só com seu estande, mas também com uma edição especial do projeto “Educação Ambiental em Ação”, um espaço que busca despertar a consciência ambiental e promover uma conexão com a natureza. A equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb) preparou uma série de atividades interativas que têm atraído um grande público.
Entre as atividades está a distribuição gratuita de mudas de espécies nativas da caatinga através do projeto “Juá Arborizado”. Entre as espécies oferecidas, estão Aroeira, Caraibeira, Mulungu, Pau Ferro e Mandacaru. Além disso, os visitantes têm a chance de testar seus conhecimentos ecológicos através de um Quiz Ecológico, com perguntas sobre temas relacionados ao meio ambiente. Os participantes bem informados são recompensados com brindes sustentáveis, como ecobags, chaveiros, lixeiras de carro e copos reutilizáveis.
“Nosso stand também está oferecendo materiais informativos com dicas práticas sobre preservação ambiental e instruções sobre a coleta seletiva de resíduos. Com a distribuição destes materiais, buscamos incentivar a separação adequada do lixo e ressaltar a importância deste hábito para a conservação do meio ambiente”, disse o secretário da Semaurb, Islédio Bandeira.
Quem visitar o espaço nesta sexta-feira (11), vai poder conferir uma atração especial: a chefe de cozinha sustentável Poliana Santana apresentará uma degustação de PANCs (Plantas Alimentícias não convencionais). No cardápio, pratos criativos como croquete de vatapá de palma, boliviano de casca de banana, coxinha de carne de caju, trufa de brigadeiro de casca de maracujá, trufa com doce de figo da índia e refrigerante de palma. “As PANCs são uma riqueza da nossa região e precisam ser valorizadas. Além de serem saborosas, são nutritivas e resistentes às condições de seca, o que faz delas uma alternativa importante para a segurança alimentar da população”, disse Poliana Santana.
A Feira
A Fenagri, que estava ausente há quatro anos devido à pandemia, voltou este ano em sua 28ª edição, ocupando uma área de 14 mil metros quadrados. A expectativa é que o evento movimente mais de R$ 250 milhões em negócios e atraia cerca de 60 mil visitantes. Com o tema “Agricultura Digital: Tecnologia e Inovação”, a feira se alinha ao novo panorama tecnológico na agricultura, refletindo a constante busca por soluções inovadoras no setor.
Fonte: Ascom – Fotos: Marcel Cordeiro – Ascom PMJ