Educadores dos municípios Juazeiro, Senhor do Bonfim, Piritiba e Antônio Gonçalves estão iniciando o trabalho de multiplicação para seus alunos, em sala de aula, das práticas de eficiência energética, educação e cidadania, recebidas, no primeiro semestre deste ano, através do Educação com Energia, projeto da Coelba, empresa do Grupo Neoenergia. Os professores, que receberam kits com livros didáticos, série televisiva, jogo temático e folhetos informativos, foram capacitados através da metodologia Energia que Transforma, desenvolvida pela Fundação Roberto Marinho em parceria com a Eletrobrás, no âmbito do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel). No total, 293 educadores de escolas da rede pública de 52 municípios baianos participam do projeto.
O objetivo é mobilizar alunos e comunidade, ampliando os espaços de reflexão sobre os temas de eficiência energética, para o combate ao desperdício e apoiar a mudança de hábitos, atitudes e comportamento, além de promover o diálogo e o aprendizado sobre assuntos diversos, como educação e cidadania, trabalho, pluralidade cultural, ambiente e energia. As escolas representantes de diversas regiões do Estado da Bahia foram indicadas pela Secretaria de Educação da Bahia, através do Instituto Anísio Teixeira.
A parceria entre o Projeto Educação com Energia da Coelba e a Metodologia do Energia que Transforma foi viabilizado por um convênio entre a Coelba, a Fundação Roberto Marinho e a Secretaria Estadual da Educação da Bahia, com duração estimada de 18 meses e previsão de alcance a 4.800 alunos.
Criado em 2010, o Projeto Educação com Energia, integra o Programa de Eficiência Energética da Coelba, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel. Em 2012, o projeto capacitou 278 professores e atendeu 8,9 mil alunos da rede pública. Esta iniciativa está ancorada na política de sustentabilidade do Grupo Neoenergia, que adota o modelo de gestão socialmente responsável em todas as suas atividades, visando a criação de valor ao negócio e a contribuição para uma sociedade sustentável.