A política educacional infantil em Petrolina tem servido de referência para o resto do país e até de lugares de outras nacionalidades. O município investe cada vez mais no setor, com destaque para o projeto pioneiro do Nova Semente, idealizado por Julio Lossio, hoje com 100 unidades do Programa entregues à população, além de 07 Centros Municipais de Educação Infantil-Cemei. Além disso, em parceria com o governo federal foram aprovadas em Petrolina mais 18 unidades de acolhimento Proinfância.
Dessas 18 unidades conquistadas para Petrolina, duas já estão funcionando no Bairro João de Deus atendendo 190 crianças e a outro no Pedra Linda ,atendendo 193 crianças. Três creches estão em construção, seguindo as normas exigidas do Programa e funcionarão nos bairros Rio Corrente, Jardim São Paulo, Pedro Raimundo e o restante das unidades já foram licitadas e serão instaladas atendendo a todas as regiões de Petrolina.
As creches do Proinfância atendem nos horários de 7h as 17h. As crianças têm cinco refeições diárias e mais de 40 funcionárias que fazem o acompanhamento destas crianças. São mais de vinte e duas atividades diárias com as crianças, desde alimentação na hora em que elas chegam, até o banho e a preparação na hora que os pais vêm buscá-los.
Nas unidades do Nova Semente, as crianças recebem diariamente cinco refeições, acompanhamento médico, odontológico e nutricional. O material didático utilizado pelas Sementeiras apresenta todas as diretrizes pedagógicas e metodológicas próprias para o desenvolvimento escolar, social e psicológico das crianças, sendo que é orientado pelo Instituto Alfa e Beto.