“É fácil ou difícil cuidar do nosso planeta?”, com esta pergunta, alunos da Escola Municipal Luiza de Castro, no João de Deus, foram instigados a pensar sobre a preservação do meio ambiente e o racionamento de energia. A questão surgiu na palestra realizada, na manhã desta quinta-feira (03), pela empresa de energia elétrica Furnas, subsidiária da Eletrobras, com sede no Rio de Janeiro.
A equipe de palestrantes faz parte do projeto ‘Furnas educa’, que já passou por estados como Tocantins, Maranhão, Piauí e Minas Gerais. De acordo com o palestrante Evanildo Fernando Santos, o objetivo das visitas é incentivar o uso consciente das fontes de energia, e lembra que as crianças são mais “abertas” às mudanças de hábitos.
“É mais fácil nós mudarmos a mentalidade de uma criança do que a de um adulto. Ele já internalizou, já tem aquele hábito; a criança, não. Ela sabendo que pode salvar o planeta, que pode ajudar, ela vai ficar mais consciente e mudará o hábito”, afirma Evanildo.
Mas não é só para as crianças que a lição foi dada. Jonathas da Costa, 8 anos, presenciou a palestra e saiu do auditório da escola dizendo o que faria depois dali. “Quando for tomar banho, primeiro tira a roupa, depois liga o chuveiro, se molha, desliga, passa o sabonete, pra depois ligar de novo e banhar”. Ele, porém, não se sentiu satisfeito com as próprias ações e afirmou. “Quando eu estiver em casa, vou dizer: – pai, quando estiver escovando os dentes, desligue a torneira”, alerta o menino.
Parceria – as apresentações seguem com os estudantes vespertinos da Escola Professora Luiza de Castro; e, nesta sexta-feira (04), com os alunos das escolas municipais Júlia Elisa Coelho, no bairro Alto do Cocar, e Maria Odete Sampaio, no Jardim São Paulo. As palestras são uma parceria da Prefeitura de Petrolina com o projeto desenvolvido pela Furnas Centrais Elétricas.
Fonte: ASCOM PMP