650x375_1387604Desta segunda-feira, 10, a um mês, 10 de março, a vacina contra o HPV (papiloma vírus humano) entra oficialmente no calendário nacional de imunizações e passa a ser ofertada em escolas e postos de saúde a meninas de 11 a 13 anos. O HPV é transmitido por meio do contato sexual e responsável pela quase totalidade dos casos de câncer de colo do útero.

Mas, apesar de a disponibilização da vacina ser considerada um avanço por muitos profissionais, há relatos pelo mundo de doenças atribuídas ao seu uso, como a síndrome de Guillain-Barré (que afeta o sistema nervoso), falência ovariana, uveítes, além de convulsões. Isso teria levado o governo do Japão a não mais recomendar a vacina.

Pesquisas recentes, como a divulgada pelo British Medical Journal (BMJ) em outubro de 2013, também já sugeriram que a vacina estaria associada a um aumento na incidência de doenças autoimunes, como o diabetes tipo 1.

Comprovação

Entretanto, de acordo com Gabriel Oselka, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e membro do Comitê Técnico Assessor de Imunizações do Ministério da Saúde (Ctai), não há comprovação da relação entre a vacina e as doenças citadas.

“O que existe é uma relação temporal, ou seja, eventos que ocorrem até semanas após a vacinação são atribuídos a ela, mas podem ser apenas coincidências, já que as doenças citadas ocorrem normalmente na população”, diz.

Em relação ao artigo do BMJ, Gabriel Oselka afirma que a pesquisa não comprova essa relação. “Embora associações para três eventos autoimunes [entre os quais diabetes tipo 1] tenham sido inicialmente observados, avaliação posterior mostrou que essa associação era fraca e não relacionada temporalmente a exposição à vacina”, diz.

A Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) questiona a eficácia do medicamento. Para a entidade, não há evidências de que ela seja mais eficaz que a estratégia atual, que usa o rastreamento por meio do exame ginecológico Papanicolau.

“A implantação da vacina implica uma somatória de gastos, mas ainda não é comprovado que esta estratégia calculada em nível populacional reduz efetivamente a mortalidade. Esses recursos poderiam ser mais bem investidos se fossem destinados a qualificar e disseminar a estratégia já aceita universalmente (Papanicolau), tanto pela segurança quanto pela eficácia”, afirma o diretor da SBMFC, Daniel Knupp.

Em contrapartida, a presidente de comissão de vacinas da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), Nilma Anta Neves, afirma que, no Brasil, o Papanicolau, isoladamente, não tem se mostrado efetivo para evitar a mortalidade.

Segundo ela, cerca de nove mil mulheres morrem por ano de câncer de colo do útero, o que equivale a 20 mortes por dia de mulheres brasileiras, sendo a maioria pobre.

“É preciso esclarecer que a vacina não exclui a realização anual do exame preventivo periódico. Mas o Papanicolau é eficiente nos países onde é feito com cobertura adequada, o que não ocorre no Brasil”, afirma.

De acordo com Nilma Neves, a baixa efetividade do Papanicolau no Brasil se deve à qualidade e cobertura insuficientes do exame. “Isto pode apresentar altas taxas de falha em detectar as células malignas. Inclusive de um tipo de câncer do colo que se localiza mais profundamente (adenocarcinoma)”, diz.

Em nota, o laboratório Merck Sharp Dohme, produtor da vacina, informou que, para avaliar a segurança, eficácia e duração da proteção da vacina quadrivalente contra HPV, foram realizados estudos clínicos randomizados com mais de 26 mil mulheres e homens de 9 a 26 anos.

“Essa população foi selecionada nos cinco continentes, em 22 países, dando uma diversidade suficiente para considerar uma amostra mundial”, diz a nota.

A Tarde

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Política Relevantes

Donald Trump é eleito presidente dos EUA

post-image

6 novembro 2024, 07:49 -03

Donald Trump é o vencedor das eleições presidenciais (acompanhe aqui nossa cobertura ao vivo) nos EUA se tornando o 47º presidente do país.

A vitória de Trump foi confirmada assim que os Estados de Wisconsin e Alasca divulgaram o resultado final da apuração dando ao republicano 13 cadeiras adicionais garantindo 279 assentos e maioria no Colégio Eleitoral.

Se antecipando à divulgação do resultado final, Donald Trump fez, na manhã de quarta-feira (06/11), discurso de agradecimento aos eleitores se declarando vencedor.

Falando em um centro de convenções na Flórida, Trump disse que era uma honra extraordinária receber do povo americano o poderoso mandato que lhe tornava o 47º presidente dos Estados Unidos, depois de já ter sido o 45º.

A vitória de Trump ficou mais…

Read More
Política Relevantes

Em 1º discurso após derrota, Kamala Harris defende transição pacífica e união nos EUA

post-image

A vice-presidente Kamala Harris discursou pela primeira vez, na tarde desta quarta-feira (6), após ser derrotada nas eleições presidenciais dos Estados Unidos. Ela defendeu uma transição pacífica de poder para a nova gestão de Donald Trump e pediu a união entre os norte-americanos. Assista na íntegra no vídeo acima.

Segundo projeções da Associated Press, Kamala deve conquistar 226 delegados no Colégio Eleitoral. Eram necessários 270 para vencer as eleições. Trump alcançou essa meta durante a manhã desta quarta.

Kamala iniciou o discurso agradecendo pela confiança do público. Ela também citou a própria família, o presidente Joe Biden e o vice dela na chapa, Tim Walz.

“Meu coração está pleno de gratidão pela confiança que vocês tiveram em mim. Está também cheio de amor pelo nosso país e pela vontade de seguir adiante”, disse.

Política Relevantes

Resultado das eleições definirá política externa dos Estados Unidos

post-image

Os reflexos da eleição que definirá, nesta terça-feira (5), quem será o futuro presidente dos Estados Unidos (EUA) vão muito além das fronteiras norte-americanas, tamanha influência que a maior potência militar do mundo tem no cenário externo.

Especialistas ouvidos pela Agência Brasil avaliam que tal influência não se restringe às atuais áreas de conflito na Europa e no Oriente Médio. Brasil, América Latina e China também aguardam ansiosamente o desfecho da disputa entre a democrata Kamala Harris, atual vice-presidente dos EUA, e o republicano Donald Trump, que presidiu o de 2017 a 2021, para traçar, de forma mais precisa, seus planos estratégicos na relação com o próximo governante norte-americano.

O pesquisador do Instituto Nacional de Estudos sobre os EUA (Ineu) e professor do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB), Roberto Goulart Menezes, explica que,…

Read More
Política

Kamala e Trump disputam voto a voto até o fim, mostra pesquisa do New York Times

post-image

A democrata Kamala Harris parece ganhar força nos Estados decisivos da Georgia e Carolina do Norte enquanto o republicano Donald Trump mantém a liderança no Arizona, mostrou a última pesquisa The New York Times/Siena College, divulgada ontem.

Em todos os Estados-pêndulo, no entanto, a disputa permanece acirrada, como não se via há décadas nos Estados Unidos. Está tudo dentro da margem de erro, de 3,5 pontos percentuais. Isso significa que nem a democrata nem o republicano têm lideranças definitivas

Kamala aparece com ligeira vantagem em Nevada, Carolina do Norte e Wisconsin, e está um ponto à frente de Trump na Georgia. Ele, por sua vez, mantém a liderança no Arizona. Na Pensilvânia, Estado com maior número de delegados em disputa, e no Michigan, a democrata e o republicano estão empatados.

Kamala chegou a ter…

Read More
Política Relevantes

Elmar Nascimento desiste de candidatura e apoiará Hugo Motta na sucessão da Câmara

post-image

O deputado federal Elmar Nascimento (União Brasil-BA) desistiu de sua candidatura à presidência da Câmara dos Deputados. Segundo informações divulgadas pelo colunista Igor Gadelha, do portal Metrópoles, o parlamentar decidiu apoiar Hugo Motta, do Republicanos, na disputa pelo comando da Casa em 2025.

De acordo com a publicação, a decisão foi tomada por Elmar durante um jantar realizado na noite da quarta-feira (30), na casa do presidente nacional do União Brasil, Antonio Rueda, em Brasília, e deve ser anunciada nesta quinta-feira (31). Inclusive, Elmar já tinha sido comunicado por integrantes do União Brasil,  de que o partido havia decidido apoiar Hugo Motta.

Em troca do apoio ao candidato do Republicanos, o União Brasil deve ficar com a presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O União Brasil também negocia com o Palácio do Planalto a nomeação…

Read More
Petrolina Política Relevantes

Aprovado projeto de lei que prevê o reajuste de salários do executivo do município de Petrolina

post-image

Foi aprovado por 14 votos favoráveis e nenhum contra, o projeto de lei que prevê o reajuste de salários do executivo do município de Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Os debates sobre o novo reajuste foram iniciados no ano passado, e, nesta quinta-feira (21), o projeto de lei que dispõe sobre a fixação do subsídio para prefeito, vice-prefeito e secretários municipais foi a votação na Casa Vereador Plínio Amorim.

Foram quase oito anos sem reajustes nos salários do prefeito, vice e secretários. O último reajuste foi aprovado em 2016, quando o salário do prefeito passou de 15 mil para 18 mil reais. O do vice-prefeito aumentou de 12 mil para 14 mil reais. E os secretários passaram a receber 12 mil reais, 4 mil a mais.

Em percentual, o aumento que vai começar a vigorar em…

Read More
Política Relevantes

Confira prazos para eleitores justificarem não comparecimento às urnas

post-image

Eleitores que não compareceram às urnas no segundo turno das eleições, realizado nesse domingo (27), têm até o dia 7 de janeiro de 2025 para justificar a ausência. Eleitores no exterior têm até 30 dias após o retorno ao país para justificar a ausência, caso esse retorno ocorra após o fim do prazo previsto no calendário eleitoral.

A justificativa pode ser feita por meio do aplicativo e-Título, do autoatendimento eleitoral ou do Formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral (pós-eleição). Neste último caso, o documento deve ser entregue em qualquer cartório eleitoral ou enviado via postal à autoridade judiciária da zona eleitoral responsável pelo título.

e-Título, aplicativo móvel
e-Título, aplicativo móvel – Marcello Casal JrAgência Brasil
Seja qual for a opção escolhida, a documentação que comprove o motivo da ausência deve ser anexada para análise da autoridade judiciária da zona…

Read More
Política Relevantes

Capitais: veja quem são os eleitos no 2º turno das eleições de 2024

post-image

Igor Normando (MDB), de Belém, foi o primeiro prefeito eleito no segundo turno das eleições de 2024. Normando venceu por volta das 17h30 e disputava a prefeitura da capital paraense com Delegado Éder Mauro, do PL .

Ao todo, 51 municípios brasileiros tiveram segundo turno confirmado, entre eles 15 capitais. O número representa quase metade dos 104 municípios com mais de 200 mil habitantes do Brasil, onde o segundo turno era uma possibilidade.

No primeiro turno, 11 capitais elegeram seus prefeitos já no 1º turno das eleições municipais. Por volta das 18h30, Eduardo Braide (PSD) foi o primeiro a vencer, em São Luís (MA), com mais de 400 mil votos.

Prefeitos eleitos no 2º turno das eleições 2024

Igor Normando (MDB) – Belém (PA)

Abílio Brunini (PL) – Cuiabá (MT)

Cícero Lucena (PP) – João Pessoa (PB)