Os Estados Unidos estão investigando o Estado Islâmico e uma fonte próxima do processo garante que o grupo terrorista já usou gás mostarda e estaria produzindo armas químicas.
Um responsável norte-americano que preferiu manter o anonimato garantiu à BBC que o Estado Islâmico utilizou armas com gás mostarda, pelo menos em quatro ocasiões, em ambos os lados da fronteira entre o Iraque e a Síria.
Apesar de se pensar que o regime de Bashar al-Assad e os rebeldes também estão usando este tipo de armamento. As armas em causa estão proibidas pelas convenções internacionais após a Primeira Guerra Mundial.
Além da utilização do gás mostarda, os Estados Unidos creem que os jihadistas estão produzindo armamento químico nos locais onde estão instalados. “Eles estão usando gás mostarda… Nós sabemos”, confirma.
As autoridades internacionais já desconfiavam da possibilidade de o Estado Islâmico estar usando gás mostarda e de estar produzindo armas químicas, tendo as declarações deste responsável confirmado a situação.
Fonte: MSN Notícias