O prazo para a realização de convenções partidárias para as eleições municipais deste ano, terminam nesta segunda-feira (5). Em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, sete candidatos foram oficializados.
É nas convenções que os partidos e federações definem se terão candidatos e quem apoiarão nas eleições. Essas reuniões fazem parte do calendário oficial da Justiça Eleitoral e são uma condição indispensável para que um candidato tenha seu registro validado, o que o torna apto a concorrer.
Julio Lossio (PSDB)
Ex-prefeito de Petrolina, Julio Lossio teve a candidatura confirmada pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) no domingo (4), durante convenção realizada em um restaurante, na orla da cidade. Eleito em 2008 e 2012, o médico oftalmologista, de 52 anos, vai disputar a prefeitura pela terceira vez. Em 2018, concorreu ao cargo de governador, pela Rede.
Aliança: Cidadania, PSD, MDB, Mobiliza e PP
Vice: Elismar Gonçalves
Lara Cavalcanti (PL)
O Partido Liberal (PL) oficializou a candidatura da jornalista Lara Cavalcanti à prefeitura de Petrolina no dia 31 de julho, durante convenção realizada em um hotel da cidade. Essa será a primeira vez que Lara, que tem 39 anos, vai disputar um cargo eletivo.
Aliança: sem aliança
Vice: Professor Welliton
Marcos Heridijânio (Agir)
O nome de Marcos Heridijânio foi confirmado pelo partido Agir como candidato à prefeito de Petrolina no dia 21 de julho, durante convenção partidária, realizada na zona rural do município. Aos 47 anos, o médico ortopedista vai disputar a eleição para a prefeitura de Petrolina pela segunda vez. Em 2020, ele concorreu pelo PSOL. Em 2014 e 2018 disputou vaga como deputado federal, mas não foi eleito.
Aliança: sem aliança
Vice: Luciano Diniz
Maria Clara (UP)
Estudante de psicologia, Maria Clara teve o nome oficializado pelo partido Unidade Popular pelo Socialismo (UP) como candidata à prefeitura de Petrolina no domingo (4), durante convenção realizada na Associação das Mulheres Rendeiras, no bairro José e Maria. Aos 23 anos, a candidata vai disputar um cargo eletivo pela primeira vez.
Aliança: sem aliança
Vice: Marcelo Pessoa
Odacy Amorim (PT)
O ex-prefeito e ex-deputado estadual, Odacy Amorim teve o nome oficializado, para concorrer à prefeitura de Petrolina, pela ‘Federação Brasil da Esperança’, composta pelos partidos PT, PCdoB e PV, no dia 20 de julho, em convenção realizada no Centro Cultural Dom Bosco, no Centro da cidade. Economista e produtor rural, Odacy foi prefeito de Petrolina entre 2006 e 2008, quando assumiu o lugar deixado por Fernando Bezerra Coelho, de quem era vice. Essa será a quarta vez que ele disputará eleição para prefeito de Petrolina. Ele participou dos pleitos de 2012, 2016 e 2020.
Vice:
Perpetua Rodrigues (PSOL)
A candidatura de Perpétua Rodrigues à prefeitura de Petrolina foi lançada no dia 27 de julho, pela federação composta pelos Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e REDE, em convenção realizada na Associação das Mulheres Rendeiras, no bairro José e Maria. Servidora pública aposentada, de 63 anos, Perpétua vai disputar a prefeitura pela segunda vez, tendo participado do pleito de 2016. Em 2020, concorreu ao cargo de vereadora, mas não foi eleita.
Aliança: REDE
Vice: Ainda não foi definido
Simão Durando (União Brasil)
Atual prefeito de Petrolina, Simão Durando teve o nome confirmado para concorrer à reeleição na sexta-feira (2), pelo União Brasil (UB), em convenção realizada em uma casa de shows n BR-428, no bairro Padre Cícero. Bacharel em Publicidade e Marketing, com 51 anos, Simão assumiu a prefeitura em 2022, ocupando o lugar deixado por Miguel Coelho, de quem era vice. Essa será a primeira vez que ele concorre ao cargo de prefeito.
Alianças: PDT, Podemos, Avante, PRD, Solidariedade, PSB, Republicanos e Democracia Cristã.
Vice: Ricardo Coelho
G1 Petrolina