Convidada pelos Ministérios da Saúde e Educação, a secretária de Saúde de Petrolina, Lucia Giesta, participou nesta quarta-feira (02), em Brasília, do grupo de discussão do eixo estruturante do Programa Mais Médicos para o Brasil.
O objetivo do encontro foi de ampliar as vagas de Residência Geral de Medicina de Família e Comunidade (RGMFC) e abrir outras nos municípios que ainda não disponibilizam. “De forma geral, o foco é ampliar as vagas da residência, pois em 2019 a ideia é que 75% das vagas sejam para RGMFC. Assim, para ter acesso a outras residências será necessário cursar a Residência de Família e Comunidade”, explicou Lucia.
Ainda na reunião foram apresentadas propostas de bolsas para residentes, preceptores e de formação que foram apreciadas e analisadas pelo grupo. Implantada em 2010 pelo prefeito Julio Lossio, hoje, a Residência de Medicina de Família e Comunidade, em Petrolina, é considerada a 3ª maior do país. Ao todo, 17 residentes atuam em Unidades de Saúde e são auxiliados por cinco preceptores.
Fonte: ASCOM SMS/PMP